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Lidar com pessoas e CX: As lições de liderança de Caito Maia

Lidar com pessoas e CX: As lições de liderança de Caito Maia

Para tornar a Chilli Beans líder no segmento de óculos de sol, foram necessários soft skills, investimento no mundo digital e momentos de descanso

   Em 2022, a Chilli Beans atingiu receita de R$ 1 bilhão, com expectativas de alcançar R$ 1,2 bilhão este ano. São mais de mil pontos de venda ao redor do globo, presentes em continentes como Oriente Médio, Ásia e Oceania, além do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal.

   Desde 1997, quando começou em um estande no Mundo Mix, em São Paulo, a Chilli Beans vem conquistando cada vez mais clientes, segmentos e mercados – missão que exige habilidades essenciais para o líder. Competências como gestão de conflitos e escuta ativa são, para Caito Maia, fundador e CEO da marca, ainda mais importantes do que as hard skills.

   “Lidar bem com pessoas faz toda a diferença. Alguém com muita bagagem técnica, mas dificuldades para transitar e se relacionar com gente pode ter dificuldades na trajetória profissional. Já uma pessoa que agrega, inspira e motiva vai longe, pois consegue exatamente construir pontes verdadeiras e formar equipes unidas”, diz Caito.

   Essas habilidades foram colocadas à prova durante a pandemia de Covid-19, quando a Chilli Beans precisou fechar as portas de suas lojas. Foram cerca de R$ 4 milhões investidos no mundo digital, que geraram um salto de cerca de 600% nas vendas on-line em 2020. Desde então, a experiência do consumidor no mundo físico e digital tem sido cada vez mais próxima.

   Nessa toada, em 2022, a Chilli Beans lançou um novo modelo de loja com espaço dedicado para vendas on-line, em que os colaboradores podem utilizar ferramentas como live commerce nos diferentes canais digitais das franquias. “O que materializa o seu produto é a experiência que você proporciona ao cliente. Esse é o diferencial das marcas vencedoras. E hoje o cliente quer isso em todos os pontos de contato, no digital e no físico”, explica.

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Pausas necessárias

   Tanto trabalho para criar a empresa líder no segmento de óculos de sol no Brasil não dependeu apenas do esforço ininterrupto. As principais atividades de Caito Maia fora dos momentos de trabalho são os cuidados com a saúde, as atividades físicas e a meditação – todas formas de cuidar do corpo e da mente para encarar a rotina de liderança, permeada por viagens, decisões e planejamento.

   “Ninguém é máquina. Para consolidar a Chilli Beans, eu trabalhei de domingo a domingo durante muitos anos e, por isso, perdi momentos valiosos da vida com os meus filhos e a família. Hoje, estou consciente disso e busco o equilíbrio”, diz. “Estar com a família e ter tempo de qualidade com ela é uma das minhas maiores conquistas e paixões.”

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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