Global ou local? Os novos conceitos do mundo de hoje

Global ou local? Os novos conceitos do mundo de hoje

Fundadora da consultoria de tendências Dezon

   Se o mundo nunca foi tão conectado cultural e economicamente como agora, por que delimitar territórios ainda é uma pauta relevante? Políticas contra imigração aplicadas durante o governo de Donald Trump ocorreram concomitantemente ao Brexit, na Inglaterra. Ao mesmo tempo, diferentes conflitos entre nações alimentam o desejo por segurança e ressuscitam padrões nacionalistas. Em contrapartida, novas correntes de pensamento questionam os conceitos de nações e fronteiras, uma vez que tende a crescer a parcela da população que enfrenta crises e problemas de escala mundial. 

   Se a ideia de delimitação territorial ainda é a principal instituição política, o mesmo não se pode dizer dos demais pilares da estrutura social global. Avanços tecnológicos propiciaram a quebra de barreiras no entretenimento e na comunicação, estabelecendo novas formas de contato – na economia, com as criptomoedas e a descentralização que este novo modelo de investimento provoca, e em tantas outras esferas, até mesmo na genética. 

   Nesse processo, o conceito da globalização como abordagem dominante que promove união, além de modelo econômico e cultural, é questionado e reacende o debate sobre o universalismo. Há, portanto, um desequilíbrio de aspirações e um conflito de interesses que causa tensão entre o local e o global. 

   Movimentos que buscam a valorização do local firmam a conexão com heranças culturais e singularidades regionais, influenciando a redescoberta da multiplicidade cultural. Em protesto às políticas excludentes, por exemplo, o governo da Califórnia celebrou as raízes latinas no projeto LA/LA (Latin America/Los Angeles), em que cada museu do Estado exibiu histórias ou artistas latinos.

   Por séculos, a África foi erroneamente vista como um bloco monolítico, enquanto o continente é um mosaico vivo de culturas, além dos resgates históricos apagados pelo ocidente. A ONU atestou que, até 2024, viveremos uma década dedicada à proteção dos direitos humanos e ao conhecimento das milhares descendências que vieram do continente pela colonização.

   Certa “hibridização” cultural abraça manifestações plurais de diversidade, formando movimentos que oferecem novas lentes a debates universais, projetando um futuro com menos fronteiras e mais estímulo às raízes. Fomentar o local, no entanto, não significa nos desvincularmos de questões globais. Ao entendermos que enfrentamos desafios similares, geramos uma força coletiva que ultrapassa instituições políticas.

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]