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Insights Consumidor Moderno Experience

Insights Consumidor Moderno Experience

Comportamento e de melhores práticas em Customer Experience: confira o que há de novo

Confiança na entrega

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   Líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, a Tetra Pak criou um Programa de Aceleração de Startups com o objetivo de levar inovação à indústria de alimentos e bebidas. Dez empresas já estão sendo aceleradas, mas o primeiro resultado que efetivamente chegou às gôndolas é a BevBox, linha de drinks prontos para consumo envasados em embalagens da Tetra Pak. 

   A BevBox foi criada a seis mãos: a fabricante Babuxca, a Tetra Pak e a Plug and Play, plataforma de inovação do Vale do Silício, que já acelerou mais de 3 mil startups desde 2006 no mundo todo, incluindo Dropbox, Rappi e PayPal. “A parceria entre a Babuxca e a Tetra Pak reflete um interesse da Tetra Pak em diversificar seu portfólio, atuando em categorias para além dos tradicionais leites longa vida e sucos, como águas, bebidas ricas em proteína, leites fermentados, cremes culinários e drinks prontos para consumo”, comenta Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil. O volume de embalagens Tetra Pak vendidas para novas categorias cresceu 16% em 2021 em comparação com o ano anterior. 

   O drink à base de gin está disponível em três opções de sabores: pink lemonade, gengibre com limão e guaraná com mate, todos com 6% de teor alcoólico. 

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Experiência em design

   Depois de uma ativação de sucesso inspirada na série Stranger Things, o Burger King transformou uma de suas lojas em um espaço instagramável dedicado à série Bob Esponja. O restaurante localizado no cruzamento da Av. Paulista com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, foi “transformado” na cidade submarina onde vive o personagem. Além disso, a empresa lançou produtos relacionados à ativação, como o Combo Fenda do BK. “Com essa ativação, buscamos proporcionar mais uma experiência imersiva, exclusiva e única, assim como fizemos com Stranger Things, para os consumidores de diferentes faixas etárias apaixonados pelo Bob Esponja se divertirem e aproveitarem nossos espaços temáticos e novos produtos”, afirma Juliana Cury, vice-presidente de Marketing e Vendas da ZAMP®, máster franqueada de Burger King® e POPEYES® no País. A ação foi criada pela DM9. 

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Os formatos de loja preferidos do brasileiro

   Onde o brasileiro gosta de consumir? De acordo o Índice de Preferência do Consumidor (IPCon) e o estudo da dunnhumby, que analisa os varejistas nacionais nos ambientes físico e digital, o formato preferido dos consumidores do País é o supermercado – opção de 84% dos entrevistados. Essas lojas têm, ainda, uma alta frequência de consumo: a média de visita é de mais de uma vez por dia. 

   Na lista de preferência, depois dos supermercados, estão os hipermercados/clubes de compras (61%) e mercearias/minimercados (57%). O atacarejo, com 41%, ocupa uma posição relevante para as grandes compras de abastecimento da casa, enquanto os websites e os aplicativos (também com 41%) cumprem um papel de reposição pontual e de compra de conveniência. 

Vendas por WhatsApp

   O WhatsApp tem sido fundamental no relacionamento entre empresas e clientes brasileiros – e não só entre eles. O Brasil, segundo país com maior número de usuários do aplicativo no mundo, é uma prova disso. O estudo que dá origem ao Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, inclusive, registrou o crescimento no uso desse canal no último ano. 

   Em paralelo, uma pesquisa realizada pela consultoria DataReportal indica que, apesar de quase 60% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 anos fazerem compras on-line toda semana, apenas 26% fazem compras on-line em mercados. “Entendemos que o WhatsApp é um canal que vai ao encontro das necessidades do consumidor e pode ajudar a dar fluxo a uma demanda reprimida, justamente por já estar integrado no dia a dia da população”, explicou Marcio Barros, CEO do DIA Brasil. Por isso, a rede de supermercados decidiu aproveitar a comemoração de 21 anos para lançar o novo canal de vendas via WhatsApp.

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A revolução da longevidade

   Ainda que determinadas características sejam compartilhadas por membros de uma mesma geração, não se pode dizer que todos os idosos, hoje, agem da mesma maneira. É o que defende Maria Claudia Toffoli, diretora de Marketing da Kimberly-Clark na América Latina. “Há idosos que adoram esportes; outros adoram viajar e viver novas experiências; e outros passam pela última fase da vida desenvolvendo projetos pelos quais são apaixonados”, comenta. 

   “No âmbito do Dia Internacional do Idoso, a Kimberly-Clark e a Plenitud, através de sua campanha ‘Repensemos como nos vemos’, convidaram todos a deixar de lado os preconceitos e a fazer parte de um novo momento que não só nos leva a repensar como vemos a velhice, mas também abre um leque de possibilidades de como vivê-la”, complementa a executiva.

   Nesse sentido, Maria Claudia Toffoli destaca alguns números divulgados pelo Statista em 2022, sobre o comportamento do consumidor idoso:

HOUVE UM AUMENTO DE 160% NAS BUSCAS POR
“MAIÔ PARA MAIS DE 60 ANOS”

AS BUSCAS POR “EXERCÍCIOS E ATIVIDADES PARA MANTER O CORPO SAUDÁVEL” CRESCERAM 84%

89% DOS MAIORES DE 60 ANOS AUMENTARAM O CONSUMO DE STREAMING PAGO NO ÚLTIMO ANO 

58% COSTUMAM USAR A INTERNET PARA COMPRAR APARELHOS ELETRÔNICOS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
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Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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