Insights Consumidor Moderno Experience
- Por Melissa Lulio
- 5 min leitura
Confiança na entrega
Líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, a Tetra Pak criou um Programa de Aceleração de Startups com o objetivo de levar inovação à indústria de alimentos e bebidas. Dez empresas já estão sendo aceleradas, mas o primeiro resultado que efetivamente chegou às gôndolas é a BevBox, linha de drinks prontos para consumo envasados em embalagens da Tetra Pak.
A BevBox foi criada a seis mãos: a fabricante Babuxca, a Tetra Pak e a Plug and Play, plataforma de inovação do Vale do Silício, que já acelerou mais de 3 mil startups desde 2006 no mundo todo, incluindo Dropbox, Rappi e PayPal. “A parceria entre a Babuxca e a Tetra Pak reflete um interesse da Tetra Pak em diversificar seu portfólio, atuando em categorias para além dos tradicionais leites longa vida e sucos, como águas, bebidas ricas em proteína, leites fermentados, cremes culinários e drinks prontos para consumo”, comenta Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil. O volume de embalagens Tetra Pak vendidas para novas categorias cresceu 16% em 2021 em comparação com o ano anterior.
O drink à base de gin está disponível em três opções de sabores: pink lemonade, gengibre com limão e guaraná com mate, todos com 6% de teor alcoólico.
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Experiência em design
Depois de uma ativação de sucesso inspirada na série Stranger Things, o Burger King transformou uma de suas lojas em um espaço instagramável dedicado à série Bob Esponja. O restaurante localizado no cruzamento da Av. Paulista com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, foi “transformado” na cidade submarina onde vive o personagem. Além disso, a empresa lançou produtos relacionados à ativação, como o Combo Fenda do BK. “Com essa ativação, buscamos proporcionar mais uma experiência imersiva, exclusiva e única, assim como fizemos com Stranger Things, para os consumidores de diferentes faixas etárias apaixonados pelo Bob Esponja se divertirem e aproveitarem nossos espaços temáticos e novos produtos”, afirma Juliana Cury, vice-presidente de Marketing e Vendas da ZAMP®, máster franqueada de Burger King® e POPEYES® no País. A ação foi criada pela DM9.
Os formatos de loja preferidos do brasileiro
Onde o brasileiro gosta de consumir? De acordo o Índice de Preferência do Consumidor (IPCon) e o estudo da dunnhumby, que analisa os varejistas nacionais nos ambientes físico e digital, o formato preferido dos consumidores do País é o supermercado – opção de 84% dos entrevistados. Essas lojas têm, ainda, uma alta frequência de consumo: a média de visita é de mais de uma vez por dia.
Na lista de preferência, depois dos supermercados, estão os hipermercados/clubes de compras (61%) e mercearias/minimercados (57%). O atacarejo, com 41%, ocupa uma posição relevante para as grandes compras de abastecimento da casa, enquanto os websites e os aplicativos (também com 41%) cumprem um papel de reposição pontual e de compra de conveniência.
Vendas por WhatsApp
O WhatsApp tem sido fundamental no relacionamento entre empresas e clientes brasileiros – e não só entre eles. O Brasil, segundo país com maior número de usuários do aplicativo no mundo, é uma prova disso. O estudo que dá origem ao Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, inclusive, registrou o crescimento no uso desse canal no último ano.
Em paralelo, uma pesquisa realizada pela consultoria DataReportal indica que, apesar de quase 60% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 anos fazerem compras on-line toda semana, apenas 26% fazem compras on-line em mercados. “Entendemos que o WhatsApp é um canal que vai ao encontro das necessidades do consumidor e pode ajudar a dar fluxo a uma demanda reprimida, justamente por já estar integrado no dia a dia da população”, explicou Marcio Barros, CEO do DIA Brasil. Por isso, a rede de supermercados decidiu aproveitar a comemoração de 21 anos para lançar o novo canal de vendas via WhatsApp.
A revolução da longevidade
Ainda que determinadas características sejam compartilhadas por membros de uma mesma geração, não se pode dizer que todos os idosos, hoje, agem da mesma maneira. É o que defende Maria Claudia Toffoli, diretora de Marketing da Kimberly-Clark na América Latina. “Há idosos que adoram esportes; outros adoram viajar e viver novas experiências; e outros passam pela última fase da vida desenvolvendo projetos pelos quais são apaixonados”, comenta.
“No âmbito do Dia Internacional do Idoso, a Kimberly-Clark e a Plenitud, através de sua campanha ‘Repensemos como nos vemos’, convidaram todos a deixar de lado os preconceitos e a fazer parte de um novo momento que não só nos leva a repensar como vemos a velhice, mas também abre um leque de possibilidades de como vivê-la”, complementa a executiva.
Nesse sentido, Maria Claudia Toffoli destaca alguns números divulgados pelo Statista em 2022, sobre o comportamento do consumidor idoso:
HOUVE UM AUMENTO DE 160% NAS BUSCAS POR
“MAIÔ PARA MAIS DE 60 ANOS”
AS BUSCAS POR “EXERCÍCIOS E ATIVIDADES PARA MANTER O CORPO SAUDÁVEL” CRESCERAM 84%
89% DOS MAIORES DE 60 ANOS AUMENTARAM O CONSUMO DE STREAMING PAGO NO ÚLTIMO ANO
58% COSTUMAM USAR A INTERNET PARA COMPRAR APARELHOS ELETRÔNICOS
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