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Segmentos que mais respeitam o consumidor segundo as gerações

Segmentos que mais respeitam o consumidor segundo as gerações

Alimentos e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos estão entre os destaques para as gerações Z e Millenial.

O resultado entre os consumidores Millenials é bastante similar. Alimentos e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos seguem como os segmentos que mais respeitam seus clientes, segundo 14% e 10% dos entrevistados. No entanto, o terceiro lugar é ocupado pelas Farmácias, segundo 6% dos respondentes.

O cenário muda entre as gerações mais maduras de consumidores. A categoria mais eleita pelos entrevistados (14%) da Geração X como a que mais respeita os clientes é a de Higiene, Perfumaria e Cosméticos. O segmento que ocupa a segunda posição é Alimentos (13%), seguido por Farmácias (6%), Higiene Doméstica (6%) e Programas de Fidelidade (4%) – que estreia a lista entre as gerações.

Por fim, os consumidores Boomers voltam a classificar o segmento de Alimentos como aquele que mais respeita o cliente (14%). Já o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos volta a ocupar a segunda posição (10%), seguido por Higiene Doméstica (6%), Farmácias (6%) e Produtos Farmacêuticos (4%) – outro estreante nesse recorte.

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Conheça a Metodologia do Prêmio

O resultado do reconhecimento é obtido a partir de um estudo formado por uma pesquisa quantitativa, aplicada pela Opinion Box em painel on-line, considerando a amostra de respondentes no Brasil, utilizando um questionário estruturado com 20 perguntas fechadas. A pesquisa entrevista 2.249 pessoas das classes A, B1/B2, C1/C2, entre homens e mulheres com idade a partir de 18 anos em todo o território nacional, entre julho e setembro (margem de erro geral: 2% pp). O questionário tem duração de 20 minutos, e são avaliados 46 segmentos e 236 empresas.

Cada entrevistado responde perguntas sobre seis segmentos e faz, pelo menos, 60 avaliações. O consumidor respondente participa da pesquisa na seguinte ordem de etapas:

  • Indica empresas com as quais teve contato e transacionou nos últimos seis anos;
  • Aponta os atributos mais importantes;
  • Seleciona as marcas mais respeitosas;
  • Avalia as marcas;
  • Explica o motivo da nota daquela marca.

A CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realiza análises dessa pesquisa e identifica as empresas que mais respeitam o consumidor.

Além disso, o Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor avalia as empresas de acordo com 11 critérios:

  • Presença de produtos de boa qualidade e variedade de produtos;
  • Prática de preços considerados justos;
  • Resolução de necessidades, solicitações e/ou reclamações;
  • Atendimento solícito, ágil e omnicanal;
  • Oferece facilidade e simplicidade;
  • Transparência na comunicação com a sociedade;
  • Inclusão e acessibilidade;
  • Apoio a causas sociais e instituições sociais e não polui o meio ambiente;
  • Inovação e experiência figital;
  • Promessas são cumpridas;
  • Entendimento das necessidades do consumidor.

O CX Brain, que conta com mais de 28 anos de experiência de mercado, é uma unidade de serviços de inteligência, produção de insights e criação de métricas de experiência autoral, jornada do cliente e melhores práticas. Além do Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor, o CX Brain também é responsável pelos reconhecimentos A Era do Diálogo, Prêmio CONAREC, e Prêmio Consumidor Moderno de Experiência em Serviços ao Cliente 2023.



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SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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