A Lojas Renner, uma das principais varejistas de vestuário do País, fechou o ano de 2014 com um crescimento de 19,4% em seu faturamento líquido, para R$ 5,2 bilhões. Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses, o crescimento foi de 11,1%. Os números ficaram muito acima da expansão do setor de vestuário, que, segundo o IBGE, apresentou no ano passado uma retração de 1,1%.
Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) avançaram 25,8% no ano, para R$ 1,1 bilhão, refletindo a boa saúde financeira da varejista. A margem bruta da operação de varejo da Renner subiu 1,1 ponto percentual em 2014, para 53,8% das vendas. Segundo a companhia, melhorias no processo de captura de tendências e desenvolvimento de produtos, a melhor administração dos estoques e o aperfeiçoamento da gestão comercial fez com que a alocação e a distribuição dos produtos nas lojas melhorasse, incrementando os resultados.
A Renner fechou o ano com um lucro líquido de R$ 471,4 milhões, 15,7% acima do obtido em 2013. O resultado foi favorecido por uma redução de 1% nas despesas operacionais e pelo crescimento de 25,1% nas receitas com produtos financeiros, que alcançaram R$ 217,5 milhões. A empresa encerrou 2014 com 24,3 milhões de Cartões Renner emitidos, respondendo por 49,7% das vendas de mercadorias. Os portadores do cartão private label da marca são também mais rentáveis: o tíquete médio de compra desses clientes foi de R$ 176,28 no ano passado, contra R$ 126,56 do valor médio geral de vendas da empresa.
Depois de investir R$ 502 milhões no ano passado para abrir 54 lojas, em 2015 a Renner pretende abrir 45 pontos de venda e mais um Centro de Distribuição, elevando seus investimentos a R$ 550 milhões. A previsão é abrir 20 lojas com a marca Renner, 10 Camicado e 10 Youcom.
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