Relatório do Sistema de Inteligência do Sebrae (SIS) divulgado na última semana destaca tendências do setor de vestuário e aponta que, cada vez mais, os homens estão interessados em moda.
Tal mudança no comportamento tem aumentado o potencial de expansão e lucratividade no setor. O estudo foi realizado com homens de 25 a 44 anos, que consomem 42% de todos os artigos de moda do Brasil. Em 2013, este mercado casual e de luxo cresceu entre os homens 14%, quase o dobro do resultado do mercado feminino.
O Brasil fatura US$ 42 bilhões anualmente em vendas e hoje ostenta a primeira posição entre os mercados dos países da América do Sul. No mundo, o vestuário cresceu 44% entre 2007 e 2012, mesmo com as intempéries enfrentadas pela economia mundial no período.
De acordo com o Sebrae, a marca que ganhará a preferência do público será aquela que conseguir traduzir de maneira mais eficiente o estilo de vida de seu cliente. Confira mais características do público masculino interessado em moda de luxo.
– Objetividade e frequência: comportamento de compra dos homens se destaca pela agilidade e praticidade nas escolhas. Eles costumam comprar a cada três meses
– E-commerce: tendem a comprar mais do que as mulheres
– Funcionalidade: é um dos aspectos mais valorizados pelos homens no vestuário
– TI impulsiona negócios: Segundo o Sebrae, o crescimento do comércio eletrônico levou as empresas a estabelecer uma nova relação com o consumidor, tentando levar o máximo de opções de segmentação e personalização.
Um case de destaque no relatório é o da startup Stantt, de Nova Jersey (EUA), que desenvolveu manequins masculinos utilizando modelagem em 3D para criar roupas que se adequem ao tamanho de cada consumidor, acabando com as restrições de tamanho P, M e G.
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