O otimismo dos consumidores tem aumentado em relação ao mercado financeiro. É o que aponta um estudo da Nielsen, empresa de medição global, sobre as percepções dos consumidores do mundo todo sobre sua posição financeira e capacidade de compra. Mercados em desenvolvimento como Ásia, África, Oriente Médio e América Latina registram maiores índices de confiança em relação ao bem-estar financeiro.
O levantamento “Como Desbloquear o Potencial dos Produtos Premium” afirma que 58% dos consumidores e 49% dos latino-americanos acreditam que sua condição financeira é melhor do que há cinco anos atrás.
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Os mercados da região latino-americana, como Colômbia, Peru, México e Chile, registraram percepções positivas mais elevadas dos consumidores, seguidos pelo Brasil, Costa Rica, Argentina e Venezuela.
O relatório mostra ainda que 44% dos consumidores estão gastando mais em alimentos nos últimos cinco anos. A América Latina é a segunda maior região, com 47% dos consumidores, precedida pela África e o Oriente Médio com 50%.
Outras categorias também têm atraído mais os consumidores, como o setor de tecnologia da comunicação, educação, viagens e cuidados de saúde.
Atenção
Apesar da percepção que os consumidores têm das suas finanças, muitos sentem a pressão do aumento do custo de vida. Apenas 8% dos consumidores na América Latina sentem que podem gastar livremente, enquanto que cerca de metade (49%) diz que só pode cobrir suas despesas básicas de subsistência.
“É interessante notar que, embora muitos consumidores se sintam mais estáveis financeiramente do que no passado, isso não se traduz necessariamente na disposição ou confiança para gastar livremente”, observa Pedro Manosalva, de Retail Services da Nielsen.