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Aposta em relacionamento e crédito leva Agibank a crescer 55%

Aposta em relacionamento e crédito leva Agibank a crescer 55%

Agibank cresce praticamente o triplo do mercado e registra recorde ao bater R$ 10 bilhões na carteira de crédito

Após crescer 190% em 2021, o ano de 2022 manteve um ritmo acelerado de evolução para o Agibank, apesar do cenário macroeconômico adverso. A instituição registrou um crescimento de 55,4% e alcançou a marca de R$ 10,1 bilhões de carteira de crédito, com indicadores de NPL estáveis, e mais de cinco milhões de clientes.

No 4º trimestre de 2022, a companhia atingiu um lucro líquido de R$ 29,5 milhões – uma evolução de 6,8% com relação ao trimestre anterior – e consolidou uma trajetória contínua de lucratividade ao longo do ano, totalizando R$ 100,5 milhões de lucro líquido ao final do exercício.

Para Thiago Souza Aor, diretor Financeiro e de Relações com Investidores, 2022 foi marcado pela consistência e ampliação da lucratividade do Agibank, elementos que comprovam a máxima eficiência aliada ao crescimento sustentável de carteiras.

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“Implementamos preventivamente melhorias relevantes na modelagem e em todo ciclo de crédito, priorizando a concessão para correntistas que recebem seu salário ou benefício no Agi, o que reduz o risco de inadimplência e aumenta o lifetime value do cliente”, explica.

Além disso, com a expansão da elegibilidade de determinados beneficiários do INSS ao crédito consignado, a instituição incentivou a substituição de linhas de crédito pessoal por consignado, notadamente com taxas menores e, ao mesmo tempo, mais seguras. “Todas essas iniciativas orquestradas nos permitiram manter os índices de inadimplência em patamares controlados”, reforça Aor.

Relacionamento com o cliente

O número de clientes ativos do Agi vem crescendo ao longo dos trimestres. Em dezembro de 2022, foram alcançados cerca de dois milhões de clientes ativos, com uma média de 3,8 produtos ativos por indivíduo. Essa métrica é progressiva conforme os mais antigos amadurecem, atingindo 6 produtos por cliente correntista que recebe seu salário ou benefício pelo Agibank.

Leia Mais: Queridinho dos brasileiros, Pix acelera inclusão financeira, aponta CEO do Agi

Alinhada à estratégia de estreitar o relacionamento com o cliente, a instituição ampliou em 29,7% a carteira de crédito pessoal para clientes correntistas, o que representa 19,4% do total da carteira de crédito. “Esse movimento é fundamental para aumentarmos nossa participação como principal instituição financeira do cliente, porque amplia os pontos de contato e relacionamento, permitindo alavancar as demais verticais de negócio”, ressalta Glauber Correa, CEO do Agibank.

A inadimplência se manteve em níveis controlados e atingiu 6,4% em dezembro, um aumento de 30 bps em relação ao trimestre anterior, respondendo à maturação normal da carteira de crédito.

“Nossa oferta de crédito é aprimorada na medida em que o relacionamento com o cliente é desenvolvido. Em 2022, a concessão de crédito acumulada atingiu R$ 10,1 bilhões, o que representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Importante destacar que cerca de 94% dessa produção foi realizada em canais próprios contra cerca de 68% em 2021, o que propicia ainda mais eficiência e rentabilidade dada a significativa redução do CAC”, descreve Correa.

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Mais crédito, com foco no consignado

A trajetória de alteração gradual do perfil de crédito se manteve, favorecendo linhas com menores riscos e taxas nominais, como as de crédito consignado e cartão consignado/benefício, que avançaram 53,9% e 186,6% respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. No segundo semestre de 2022, o Agibank iniciou com a originação do cartão benefício consignado, que já alcançou R$ 298,1 milhões de carteira e demonstra alto potencial de penetração na base de clientes. De forma agregada, a carteira de crédito consignado registra uma participação de 75,7%.

As Receitas Totais somaram R$ 3, 4 bilhões em 2022, um avanço de 64,9% em relação a 2021, principalmente pelo aumento das Receitas de Operações de Crédito (+44,4%), reflexo de uma carteira de crédito substancialmente maior no período, e das Receitas de TVM e Derivativos (+55,4%), consequência da estruturação de hedge accounting, realizada para uma maior eficiência na Gestão de Ativos e Passivos.

Leia Mais: Estudo aponta os principais problemas dos consumidores no acesso ao crédito

O Agi também destaca um avanço de 16,4% na Receita Total por Cliente Ativo dos últimos doze meses, que somou R$ 1.939,83 por cliente em dezembro de 2022, significativamente acima da média de outros neobanks.

O Agi ainda reforça o quanto tem avançado nos modelos de crédito, investindo em motores ainda mais robustos e na criação contínua de grupos de risco, garantindo a acuracidade na segmentação de clientes, sempre absorvendo novas informações disponíveis e se adequando à nova realidade do país, para seguir com a oferta de crédito de forma responsável e sustentável.

“Diante de um ambiente macroeconômico ainda complexo, entramos em 2023 focados no crescimento com rentabilidade, forte disciplina de execução e austeridade em custos. Seguimos firmes na busca por eficiência máxima, aumento da digitalização da originação de crédito, melhora da experiência, da satisfação do cliente e da rentabilização do negócio, ancorado em um portfólio cada vez mais completo e com condições ainda mais competitivas”, finaliza Glauber Correa.


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