/
/
Refrigerante diet pode ajudar a aumentar a gordura abdominal

Refrigerante diet pode ajudar a aumentar a gordura abdominal

Aos que apelam para as opções dietéticas em busca de um corpo mais esbelto, o tiro pode sair pela culatra

Os refrigerantes diet já correspondem a 30% do Mercado no país. Mas os refrigerantes dietéticos são considerados os grandes vilões da boa saúde por médicos e especialista.

As vendas da Diet Coke nos EUA já começaram a cair 7% por cento por ano, quase o dobro da taxa de declínio das vendas totais de bebidas de cola no país, após um pico de vendas em 2009.

Um dos motivos pelos quais isso pode estar acontecendo é o número de estudos que apontam os efeitos negativos dos adoçantes artificiais, inclusive alguns que ligam os refrigerantes diet ? bem como os comuns ? ao aumento da gordura abdominal, que também está associada a outros problemas de saúde, como maior risco de diabetes e problemas cardíacos.

Uma pesquisa recentemente publicada no Journal of the American Geriatrics Society (Jornal da Sociedade dos Geriatras Americanos) acrescenta à preocupação com os refrigerantes dietéticos a descoberta de uma correlação acentuada entre o consumo diário desse tipo de bebida e o abdômen dilatado entre adultos mais velhos.

Para esse estudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas acompanhou pessoas acima de 65 anos por cerca de nove anos. Os participantes foram medidos, pesados e fizeram testes dos níveis de glicose no sangue no início da pesquisa e mais três vezes no decorrer do estudo. Eles também foram questionados em relação à sua atividade física e dieta, incluindo o consumo de refrigerante diet. O estudo começou com 749 participantes que ao final tornaram-se apenas 375.

Baseados no seu consumo de refrigerante, os participantes foram divididos em três grupos: não-consumidores de refrigerantes diet, consumidores ocasionais (menos de uma unidade ao dia, mas mais do que zero) e consumidores diários. No início da pesquisa, 88% dos consumidores diários estavam com sobrepeso ou obesos em comparação a 81% dos ocasionais e 72% dos que não consumiam a bebida.

Quando os dados desses três grupos foram comparados, os pesquisadores descobriram que o ganho médio da circunferência da cintura para os usuários diários de refrigerantes diet foi quase o triplo da dos não-usuários. Especificamente, os não-usuários ganharam uma média de menos de um centímetro na cintura durante os nove anos do estudo, em comparação com cerca de dois centímetros para os bebedores ocasionais e cerca de três centímetros para os usuários diários.
Os resultados foram mantidos  mesmo após o controle de diversos outros fatores possíveis, como atividade física, etnia, diabetes e tabagismo.

Este estudo foi observacional, por isso pode sugerir apenas uma correlação entre o consumo regular de refrigerante diet e aumento da gordura da barriga; ele não pode provar causa e efeito. É possível que fatores que não têm nada a ver com o refrigerante diet tenham levado às diferenças na circunferência da cintura entre os grupos.

De fato, um estudo publicado no ano passado mostrou que não só as pessoas que estão com sobrepeso e obesos bebem mais refrigerante diet do que pessoas com peso normal, eles também consomem mais calorias de alimentos sólidos.

Ainda assim, mesmo que não seja a causa primária, o refrigerante diet  certamente parece fazer pouco, ou nada, para ajudar as pessoas a manter a circunferência da cintura saudável. Se você quer manter-se longe da gordura, o melhor é usar a opção mais barata e acessível: água.

Baixe aqui o estudo completo.

* Com informações do MinnPost

 

Leia mais:

Peixe faz mesmo tão bem assim para a saúde?

Nutrição: você é o que o seu corpo pode absorver

Excesso de sódio: você sabe quanto consome?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]