Pesquisar
Close this search box.
/
/
Já é tempo de reavaliar o nosso conceito de normal

Já é tempo de reavaliar o nosso conceito de normal

Pensar em diversidade significa confrontar a ideia de “normalidade”, associada a um padrão “correto” de comportamento ou perfil. Conheça o conceito de neurodiversidade

A ideia ou preconceito de que existam tipos “normais” de cérebro, mente, corpo, raça ou gênero é simplesmente um dos vieses mais naturais presentes nos seres humanos. As pessoas, em sua quase totalidade, tendem a ver como “diferentes” qualquer outro que traga um elemento dissociado do pressuposto dominante.

No Retail Connect, evento on-line do World Retail Congress, Moe Siddiqu, Diretor-executivo da We Make, uma organização voltada para para incluir os autistas em atividades produtivas e construção de carreiras, fez uma apresentação reveladora sobre como podemos aceitar os neurodivergentes nas corporações com resultados expressivos.

Moe Siddiqu é ex-aluno da Pennington School e do Albright College e construiu sólidos laços com a comunidade local na área de Princeton, em Nova Jersey. Em 2016, se associou à We Make onde encontrou as condições necessárias para fazer a diferença em favor de pessoas com formas distintas de autismo e outras variantes cognitivas. A We Make tem o compromisso de promover a inovação, liderar mudanças e incentivar melhores práticas para marcas interessadas em trabalhar pelo bem comum.

Não são poucas as mudanças em curso no universo corporativo, muitas delas motivadas pelas demandas das novas gerações, que acabaram estimulando a adoção de novas práticas pelas empresas, iniciando pela reestruturação de produtos, buscando a redução de pegadas de carbono, por exemplo. Nesse contexto, o trabalho da We Make voltou-se para as pessoas, a partir da compreensão de que o acesso à tecnologia aumentou e as pessoas começaram a demandar que as empresas buscassem adotar práticas de construção do bem comum, ou, conforme Moe, “o que as empresas fazem de bom para as pessoas e como as ajudam”.

Este é um tempo de mudança de ações, em favor da igualdade, diversidade e inclusão, e não apenas da doação de dinheiro ou recursos. Essa foi uma prática comum até alguns atrás, as empresas apoiavam causas assinando cheques e seguiam em frente. Hoje, isso não é suficiente. É hora de realmente fazer algo mais pelas pessoas.

Esse clamor por uma atitude mais proativa das empresas é a base do conceito de neurodiversidade: uma mudança de cultura organizacional que reorienta seu modelo de recrutamento e seleção para incorporar pessoas com problemas cognitivos, como o autismo, com benefícios evidentes em termos de criatividade, capacidade de inovação e talentos específicos. Adotando princípios de aceitação da neurodiversidade, os ganhos são notáveis: “Um estudo da Walgreens mostrou claramente que a contratação consciente de pessoas com neurodiversidade faltam menos, respondem às perguntas com qualidade, e são empoderadas de uma forma inédita, nunca vista antes”, explica o diretor-executivo.

No entender de Moe, as empresas não se diferenciam mais por terem melhores produtos, mas sim de que forma elas conseguem oferecer esses produtos melhores.

Práticas de RH

Trazer neurodiversidade para uma companhia requer novos modelos de recrutamento, seleção, contratação, integração nas áreas de recursos humanos. Essas iniciativas estão ganhando corpo e mudando a face da força de trabalho. É uma forma de fomentar a ascensão dos game changers do amanhã.

Para isso, é necessário repensar o ambiente de trabalho pensando, claro, nos momentos em que as pessoas estariam nos escritórios (considerando a tendência atual de trabalho híbrido). Moe fala de espaços amplos, áreas livres em torno do café, uma grande varanda ao ar livre, que permita um relaxamento e uma descompressão após uma reunião ou dinâmica, e um “break room”, onde os colaboradores com formas distintas de autismo possam ficar em silêncio. É necessário entender que essas pessoas conseguem trabalhar por uma hora seguida e então necessitam de intervalos de 10 minutos para que possam recalibrar sua concentração. Essas pausas as tornam incrivelmente mais produtivas em suas tarefas.

Claro, terapias ocupacionais, físicas, recursos que as mantenham seguras e bem-sucedidas no local de trabalho, sem necessidade de folgas ou faltas forçadas. De todo modo, mesmo para empresas menores, pequenas mudanças trazem um impacto tremendo para assimilar a neurodiversidade com ganhos excepcionais em termos de resultado, engajamento, integração e espírito coletivo.

Além do mais, a empresa que adota a neurodiversidade, consegue gerar um impacto social tremendamente positivo e obter retornos positivos para sua marca, reputação e relacionamento com a comunidade.


+ Notícias 

Quando o assunto é contratação, você sabe o que é Open Hiring? 

Conheça os benefícios da Daily Scrum, a reunião diária de 15 minutos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]