Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça o Quiq, que chega em agosto para abalar o monopólio dos apps de delivery

Conheça o Quiq, que chega em agosto para abalar o monopólio dos apps de delivery

A plataforma tem colaboração de grandes redes de fast-food, como Outback, Giraffas, Bob’s e Rei do Mate

A chegada da pandemia pode ter sido devastadora para alguns setores, mas houve algumas categorias que surfaram na onda do isolamento social. Foi o caso dos aplicativos de delivery: o aumento no número de novos usuários e pedidos foi absurdo e o setor ainda segue em crescimento desde o início da quarentena. Esse monopólio — que hoje tem três gigantes em atuação — está, no entanto, prestes a receber um novo player.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na última quinta-feira (15), uma parceria que pretende abalar o mercado de delivery: o Quiq, uma plataforma que envolve empresas como o Outback, Giraffas, Cia Tradicional (mantenedora da Braz Pizzaria), BFFC (Bob’s, Pizza Hut, KFC e Yoggi), Grupo Helipar (Montana Grill e JinJin) e Rei do Mate. Pensando já mais à frente, as corporações pediram autorização à União para evitar maiores problemas com a concorrência.

A ideia do aplicativo é organizar em uma única plataforma todos os pedidos de delivery de diversas plataformas: desde o tradicional que vai até a casa do usuário ao take away, no qual o cliente vai até o estabelecimento para retirar a comida. Assim, o Quiq pretende abrir mais espaço para que outras plataformas recebam, e assim concorrer com as gigantes já consolidadas no mercado, como o iFood, Rappi e Uber Eats.

“O número de deliveries subiu de 500 mil em 2019 para 2 milhões no ano passado”, explica Gustavo Schifino, diretor de desenvolvimento de plataformas digitais da 4all, que desenvolveu a plataforma Quiq.

Uma maneira de incentivar a concorrência nos apps de delivery

No fim, o objetivo por trás da criação do Quiq está na redução dos valores e das taxas cobradas aos estabelecimentos de alimentação. Espera-se que, com a criação de um aplicativo que terá grandes redes de comida entre suas opções, os preços se tornem mais competitivos. No documento enviado ao Cade, o grupo destaca que o lançamento da plataforma trará “evidentes efeitos pró-competitivos, por representar a criação de um novo player”.

Por reunir todos os pedidos em um único aplicativo, o Quiq pretende não apenas organizar melhor a rotina de delivery dos restaurantes, mas também oferecer mais espaço aos novos aplicativos. Por meio da plataforma, administrar pedidos de vários apps ficará mais simples — o que também abre espaço para que os estabelecimentos escolham quais plataformas são mais favoráveis aos negócios.

De acordo com o documento enviado pelas empresas, o lançamento do Quiq estava previsto para o final de 2021, mas foi antecipado para agosto. Todo o processo de aprovação levou sete meses, o que também propiciou que a plataforma chegasse ao mercado antes do esperado.

Hoje, o maior mercado de delivery está nas mãos do iFood, que retém cerca de 70% dos usuários. Com a chegada do Quiq, a tendência é que esse monopólio diminua e abra espaço para uma concorrência maior.


+ Notícias

Procon SP notifica iFood, Loggi e Uber Eats por causa de entregadores

Gastos com delivery crescem mais de 94% na pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]