Apenas 11% dos micro e pequenos empresários brasileiros mostram intenção de contratar crédito pelos próximos três meses, segundo Indicador de Propensão ao Investimento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Os que não pretendem tomar recursos emprestados somam 74% do empresariado investigado. Outros 13% não souberam responder.
A principal razão para 36% dos empresários que não desejam contratar créditos é o fato de conseguirem manter o negócio com recursos próprios. Além desses, 27% mencionam as altas taxas de juros como impedimento. A insegurança com a situação econômica atinge 14%.
Dificuldades para contratação de crédito
Em relação a dificuldades impostas à cessão dos serviços de créditos, 38% dos micro e pequenos empresários classificam como difícil o acesso, enquanto apenas 20% dos entrevistados dizem ser fácil. O excesso de burocracia (46%) e juros altos (42%) são as principais razões para quem vê entraves na contratação.
Motivos
Entre os 11% dos que pretendem contratar crédito nos próximos três meses, 32% manifestaram a intenção de usar esse dinheiro extra para formar capital de giro. O pagamento de dívidas é o motivo para 21% dos empresários consultados. Outros 18% pretendem reformar a empresa e 16% comprar equipamentos.
Já a modalidade de crédito a ser solicitada ainda não foi definida para 45%, enquanto 26% citam o microcrédito e 20% os financiamentos.