Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que você precisa saber para inovar, segundo fundador da Netflix

O que você precisa saber para inovar, segundo fundador da Netflix

Marc Randolph, co-fundador da Netflix, esteve em São Paulo para contar a sua trajetória de empreendedor e como chegou a ideia que mudou a forma de se consumir filmes e séries

Já pensou em criar uma empresa inovadora como a Netflix? Parece difícil. E a jornada não é mesmo tão simples, mas não é nada impossível. Esta é a visão do co-fundador da Netflix, Marc Randolph, que hoje é investidor-anjo e lidera várias iniciativas de empreendedorismo.

A história da maior companhia de streaming no mundo é conhecida por todos, mas o homem por trás dessa história não é tão conhecido assim. Randolph é um empreendedor serial: teve seis negócios antes da Netflix e, após sair da companhia, em 2004, criou outra empresa, além de ser mentor de uma centena de startups.  

O empreendedor contou a trajetória de criação de uma das empresas mais inovadores do mundo durante o Vtex Day, evento de negócios digitais, que aconteceu nesta semana, em São Paulo. “A primeira coisa a se pensar é que você não precisa estar no Vale do Silício para criar uma empresa inovadora”, contou.

Outro ponto, segundo o executivo, é que o empreendedor não precisa de um treinamento especial para construir um negócio inovador e também não precisa ser esperto. “Fui esperto? Não. Mas fui persistente.”

Randolph afirma que, ao longo da trajetória de empreendedor, o que valeu foi a persistência em encontrar uma ideia que funcionasse. E como fazer isso? Ele contou as estratégias que usou – e continua usando.

Como encontrar “a” ideia?

Como as ideias surgem? Para Randolph, é preciso olhar novas tecnologias, mobilidade, internet das coisas, tendências, novos modelos de negócios colaborativos, etc. Mas é preciso mais: “Você precisa encontrar uma dor. É preciso treinar seu olhar para ver as imperfeições do mundo, mas não apenas grandes problemas globais, mas sim problemas diários, ligados a sua rotina, seu dia a dia. É assim que as ideias surgem”, explicou o empreendedor.

Outro passo é observar a vida útil dessa ideia. Segundo o empreendedor, metade da vida útil dessa ideia se esvai em 24 horas. Nas próximas 24 horas, a outra metade vai embora, se a ideia não valer a pena. “Se ela persistir, pode ser aquela grande ideia”, diz.

A Netflix nasceu assim, mas de forma ativa e persistente. Ele e alguns amigos começaram uma empresa de software, que foi comprada por uma grande corporação. Depois dela, queriam criar algo inovador. “Quando tivemos a ideia, o primeiro passo foi testá-la. Para isso, vimos quais tipos de filmes seriam interessantes, quanto custaria o serviço, quantas pessoas poderiam usar”, conta.

Quando tiveram a ideia de enviar DVDs por correio, os empreendedores decidiram tanto vender como alugar os filmes. Naquele momento, já identificaram gargalos. “A boa noticia é que a gente tinha muitas centenas de dólares em vendas, mas a má noticia é que estávamos vendendo DVD’s, algo que todo mundo fazia”, conta. Decidiram, então, focar o negócio no aluguel de DVD’s. “Estávamos desesperados para tornar essa ideia realidade. Eu era perfeccionista”, disse.

O que você precisa para inovar?

Se não é preciso estar no Vale do Silício para inovar, ou sequer é preciso ter um treinamento especial ou ser esperto, o que é preciso, então, para criar um negócio inovador? A ideia, como se viu, é importante. “Mas não precisa ser uma grande ideia, uma ideia original, tampouco complicada, porque não é sobre ter boas ideias apenas, mas sobre construir um sistema e uma cultura de testar as ideias o tempo todo”, contou.

A esse sistema de testes utilizado pelo empreendedor serial ele deu o nome de “validation hacking”, que nada mais é testar algo sem efetivamente testar. Ele deu um exemplo: um amigo, certa vez, teve a ideia de entregar bebidas alcoólicas na casa dos clientes. Antes de efetivamente criar o negócio, ele imprimiu alguns cartões de visita e entregou a possíveis clientes. Ele testou a demanda antes mesmo de criar o negócio.

A persistência e a tolerância ao risco são características essenciais para criar negócios inovadores, principalmente porque, em algum momento, alguém vai dizer que aquilo não vai funcionar. “Minha esposa achava a ideia da Netflix estúpida”, contou.

“Ninguém sabe de nada”

Ao longo de sua trajetória como empreendedor, Randolph carregou uma frase do escritor norte-americano William Goldman: “ninguém sabe de nada”. “Isso é verdade em todos os lugares. É preciso acreditar na sua ideia e, sobretudo, arriscar e fazer alguma coisa, tentar alguma coisa. Use todo o tempo que você vai perder para tentar saber se a ideia é boa ou não, a colocando em prática”, conta.

“Acima de tudo isso, você deve ter confiança.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]