Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina?

Quando vale mais a pena abastecer com etanol ou gasolina?

Estudo da UNICA com o Instituto Mauá mostra quando vale mais a pena optar por álcool e gasolina. Veja outras dicas para economizar no combustível

Abastecer um carro está ficando cada vez mais caro. Afinal, quem é o cidadão que gosta de pagar cerca de R$ 4 em um simples litro de gasolina? Detalhe: que vai render cerca de 15 quilômetros, no máximo. Nesses tempos de aumento da gasolina, sempre volta discussão: abastecer com o etanol pode valer a pena?

Nas conversas entre motoristas, sempre havia um número mágico: se o preço do etanol equivaler até 70% do preço da gasolina, era mais vantajoso. No entanto, nenhum estudo comprovava isso. Até agora.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Segundo um levantamento realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) juntamente com o Instituto Mauá de Tecnologia, o álcool pode ter melhor custo-benefício que a gasolina se tiver um preço equivalente a até 75,4% da gasolina. No pior dos cenários, vale praticamente aquele número mágico: 70,7%.

“Essa flutuação ocorre por diversos motivos, como pista molhada, condição da estrada e afins”, diz Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA.

Para chegar a esse resultado, as duas instituições separaram 20 veículos distintos de quatro modelos diferentes: popular 1.0, sedan médio, SUV e popular 1.6. Depois, percorreu 15 vezes a distância de 27 quilômetros em trecho urbano e 30 quilômetros em trecho rodoviário.

De acordo com Szwarc, o etanol ainda tem potencial de alcançar um melhor custo-benefício. Isso pode acontecer porque as empresas estão estudando novas engenharias para fazer os motores serem mais produtivos com o etanol. O especialista enxerga potencial desse número chegar a até 80% do rendimento da gasolina.

Rota 2030

O programa de incentivo para a indústria automotiva Rota 2030 pode acelerar esse processo, segundo Szwarc. Isso, no entanto, esbarra na vontade do governo de rediscutir os termos com as montadoras.

A pressão da Organização Mundial do Comércio (OMC) quanto aos programas de incentivo para a indústria no Brasil acendeu o sinal de alerta no governo. A entidade global considerou protecionistas em excesso os políticos do Inovar-Auto, que será encerrado em 31 de dezembro deste ano.

Além da pressão da OMC, é de conhecimento popular a falta de caixa do governo, que corre atrás de quaisquer quantias possíveis para diminuir o rombo fiscal. Logo, incentivos devem ser renegociados.

Enquanto isso…

Alheio às discussões do setor com o governo, o usuário quer que o combustível do seu carro renda mais. Por isso, a UNICA e o Instituto Mauá trazem alguns conselhos para quem quer tirar o máximo desempenho até da última gota de gasolina ou etanol.

Com a pesquisa, foi comprovado que hábitos de motoristas distintos poderiam resultar em um maior consumo de combustível. Confira algumas delas:

1 – Ar condicionado nas rodovias ajuda a economizar combustível – Por conta da velocidade alta em uma estrada, deixar as janelas fechadas resulta em um menor consumo de combustível. Isso acontece por conta do favorecimento da aerodinâmica do veículo – logo, o ar condicionado consome menos que janelas abertas.

2 – Calibrar os pneus reduz o consumo de combustível – essa é conhecida por quase todos os motoristas. Manter os pneus descalibrados pode resultar o gasto de gasolina ou etanol em até 3%.

3 – Aceleração constante reduz consumo – Aquele famoso acelera e para da hora do rush ajuda a gastar mais combustível. Manter a velocidade constante, sem forçar o motor, ajuda na economia. E quando for ultrapassar, evite as subidas: elas também vão fazer você gastar mais com gasolina ou etanol.

4 – Carro engatado em descida é mais econômico que o ponto morto – Muitos motoristas preferem controlar o carro na descida em ponto morto. Ledo engano. Por conta da injeção eletrônica da maioria dos veículos, os carros possuem o modo cut off, que cessa o envio de combustível para o motor. Algo que não acontece no ponto morto.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]