A coleta e análise de feedback dos clientes tornaram-se elementos cruciais para o sucesso das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e orientado pelo consumidor. Neste contexto, a Qualtrics surge como uma solução abrangente e inovadora. Com métodos específicos, a empresa tem buscado assegurar a representatividade dos dados coletados, permitindo uma análise abrangente e confiável. Sendo assim, os recursos e funcionalidades facilitam a captação do feedback, mas também sua análise e interpretação, além de proporcionar insights valiosos e acionáveis para impulsionar melhorias significativas nos produtos, serviços e experiências oferecidos pelas empresas.
“A Qualtrics utiliza métodos avançados de segmentação e sampling para garantir a representatividade dos dados. A plataforma permite a personalização de pesquisas e o uso de metodologias estatísticas para alcançar diversas demografias, garantindo uma amostra representativa e confiável”, comenta Vitor Simão, Country Manager da Qualtrics Brasil.
Para se diferenciar das demais soluções de mercado, a empresa aposta ainda em uma interface intuitiva em sua plataforma. Além disso, existem opções avançadas de personalização e capacidade de integração com outras ferramentas. Ainda segundo Vitor Simão, a Qualtrics trabalha oferecendo análise preditiva, gerenciamento de experiência do cliente e recursos de Inteligência Artificial (IA) que propiciam insights mais profundos e precisos.
“A plataforma possui ferramentas poderosas como análise de texto e sentimentos, dashboards em tempo real e ferramentas de visualização de dados. Essas funcionalidades ajudam a converter dados em insights acionáveis, permitindo às empresas tomarem decisões baseadas em evidências rapidamente”, explica.
Melhora de serviços através de feedbacks com a Qualtrics
Como a missão de criar soluções que as melhores marcas do mundo usam para oferecer experiências excepcionais de linha de frente, a Qualtrics conquistou mais de 19 mil clientes em todo o mundo. Fundada em 2002, a empresa trabalhou por mais de 21 anos com os setores que impactam o público todos os dias. Do varejo ao governo e à saúde, foram oferecidas soluções que contribuíram com os bons resultados dos seus consumidores.
“Um exemplo notável é o da JetBlue, que utilizou a Qualtrics para coletar e analisar feedback dos clientes em tempo real. Isso permitiu à empresa identificar áreas de melhoria instantaneamente e aumentar a satisfação do cliente, impactando positivamente a fidelidade e a receita. Outro exemplo é o Mercado Livre, que por meio de uma integração do EmployeeXM da Qualtrics com o SuccessFactors, conseguiu ouvir candidatos e colaboradores para melhorar a experiência em todos os estágios. Essas melhorias incluíram monitorar feedbacks, identificar os principais motivadores do atrito, destacar oportunidades de melhoria para a gerência, descobrir experiências positivas e muito mais”, relata o executivo.
“A liderança tem uma meta de eficácia da liderança, composta de três métricas — engajamento, diversidade e rotatividade —, além de conseguir acessar insights em tempo real para visualizar o desempenho e saber como melhorá-lo. Por meio desses recursos, o MELI (Mercado Livre) conseguiu amplificar sua cultura, reduzir a rotatividade e resolver problemas de engajamento, tudo de forma proativa”, acrescenta.
Em resumo, o auxílio da Qualtrics na gestão contínua do feedback dos clientes ao longo do tempo acontece através de ferramentas para automação e tracking contínuo desses feedbacks. Assim, torna possível que as empresas monitorem as mudanças nas necessidades e expectativas dos consumidores ao longo do tempo. Isso auxilia as companhias a adaptarem rapidamente suas estratégias e operações.
Já quanto à segurança de dados, a empresa segue estritas normas internacionais de privacidade e segurança de dados, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Provedores de Saúde). A plataforma usa criptografia avançada, autenticação e práticas robustas de segurança para proteger todas as informações coletadas. A Qualtrics ainda oferece extensas API e SDKs que facilitam a integração com outros sistemas e plataformas que as empresas já utilizam, simplificando a implementação e maximizando a eficiência operacional.
“A Qualtrics fornece um vasto leque de templates validados por especialistas e ferramentas de design de pesquisa que ajudam na criação de questionários que são tanto engajadores quanto capazes de coletar dados valiosos. A eficácia é medida através do impacto direto no NPS (Net Promoter Score), satisfação do cliente e métricas de engajamento do cliente. Essas métricas são analisadas continuamente para refinar e ajustar as soluções oferecidas, garantindo melhorias constantes no serviço proporcionadas aos seus usuários”, finaliza.
Foto: Shutterstock.com