/
/
Qual o futuro do caixa no varejo?

Qual o futuro do caixa no varejo?

Painel do Whow! trouxe panoramas do modelo de pagamento no varejo no passado, no presente e soluções possíveis para o futuro

Filas extensas e demora no atendimento podem estar com os dias contados. Essa é a promessa das soluções tecnológicas presentes nos mercados varejistas que investem em novos modelos de caixa.

Para reduzir atritos na finalização da compra, a tecnologia que está ganhando espaço no varejo brasileiro é o autoatendimento, substituindo os caixas operados por funcionários. Hoje, o projeto é querido pelos consumidores.

Soluções como inteligência artificial, reconhecimento facial e aplicativos em smartphones são elementos da realidade atual. O Pão de Açúcar, por exemplo, já aplica tecnologias desse tipo em sua rede. Outra tendência do varejo, o omnichannel se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa e também surge como alternativa no caixa.

Ao integrar lojas físicas, virtuais e compradores, a aplicação omnichannel mostra um novo caminho para o consumidor e o mercado varejista. A integração acontece a partir do momento em que se sabe onde o cliente está e sua relação com os aplicativos pela varejista.

Edgard de Castro, fundador da EDC Soluções, cita a Amazon Go e a Zaitti como cases importantes a serem observados no segmento.

“Um dos exemplos que temos é a Amazon Go, baseada em reconhecimento facial, uma rede de camêras, e códigos que você passa na loja, abre sua passagem, e a partir dali você faz as suas compras. Um futuro muito mais prático”, conta o executivo.

Lara Velho é CEO da Zanzant, um sistema de gerenciamento e otimização de tempo de espera para atendimento em check-outs de estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços, para ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Segundo a executiva, o Zanzant é um eliminador de filas de espera, gratuito para o consumidor final e que surge para resolver um problema clássico do cliente e do varejista.

“A nossa proposta é eliminar as filas e que o consumidor possa ir em qualquer loja através do aplicativo. Colocar o nosso aplicativo dentro do aplicativo de fidelidade da rede para eliminar essas filas”, comenta.

Foto Renato Nascimento
Pagamento por reconhecimento facial ou voz?

Entre as tecnologias implementadas hoje, Lara acredita que o reconhecimento por voz ou facial ainda não seria o mais adequado e de maior aderência pelo brasileiro.

“Eu acredito muito mais hoje que o celular virou uma extensão do corpo e que ele pode funcionar mais no reconhecimento da pessoa do que no rosto ou na voz”, afirma.

Já em relação a o que o consumidor busca, experiência ou eficiência, Edgard acredita que seja uma combinação de fatores.

“Hoje a gente quer ter uma boa experiência e ao mesmo tempo quer tudo mais rápido. Cada lugar tem a sua especificidade e o que pode melhorar. Quanto mais a loja puder oferecer de opção, melhor, o importante é você poder escolher”, finaliza.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]