Pesquisa exclusiva da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa, que ouviu cerca de 500 vice-presidentes e diretores de RH de diversos setores no país, mostra os novos valores e o novo momento dos Recursos Humanos. A pesquisa completa foi apresentada na revista Consumidor Moderno (ed. 213).
“A partir dos novos modelos de remuneração, incentivos e modelos de organização do trabalho, o estudo propõe que a área de Recursos Humanos passe a ser responsável por múltiplas atividades de naturezas distintas”, diz Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Diante disso, o estudo aponta a criação de um novo modelo de gestão de RH: “Gestão de Valor do RH” e “Gestão de Desempenho do RH”. Entenda como o estudo trata essa divisão:
A mensuração e “Gestão de Valor do RH” é demonstrada com Indicadores de “Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível”, a partir de 7 drivers de gestão estratégica: Talentos Individuais; Cultura Corporativa; Valores; Engajamento; Competências Corporativas; Conhecimento e Comunicação.
Já a “Gestão de Desempenho do RH” propõe uma mensuração demonstrada com “Indicadores de Performance Tangível e Intangível”, a partir de 9 instrumentos de gestão operacional: Processos; Sistemas; Políticas; Projetos; Redes; Tecnologias; Ambientes; Canais e Áreas.
A partir desses indicadores, o estudo identificou dois vetores importantes para o novo RH – Serviços Compartilhados e Capital Intelectual. Para cada um deles, há novas características e atribuições do Novo RH identificados pelo estudo. Veja quais são eles:
Serviços Compartilhados:
1. Folha de Pagamento
2. Admissão e Demissão
3. Saúde e Segurança
4. Gestão de Benefícios
5. Produtividade
Capital Intelectual:
1. Fortalecimento da Cultura Corporativa
2. Capacitação e Alta Performance
3. Contextualização da Visão e Valores Corporativos
4. Geração e Disseminação de Conhecimento
5. Consolidação de Equipe
6. Estratégias de Remuneração, Incentivo e Bonificação
7. Colaboração e Co-Construção em Equipes