O primeiro dia de BR Week, o maior congresso de varejo do País, deu espaço a mais uma etapa da Corrida de Unicórnios, a maior competição de startups do País. No evento, que acontece nesta semana, em São Paulo, cinco startups selecionadas na segunda fase da competição, no Pilar Varejo, apresentaram suas soluções a mais uma banca técnica especializada.
Checklist Fácil, Looqbox, Flowsense, Onyo e Supermercado Now participaram da semifinal do Pilar de Varejo da Corrida e foram avaliadas por João Pirola, diretor de Investimento da Inseed; Roberto Kanter, fundador e CEO da Tempu; Alice Reis Brasil, analista de Inovação de Canais do Grupo Boticário; André Almeida, VP da Vertical de Comercial para América Latina da Unisys; e Edmar, CEO da Croma.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“O propósito da iniciativa é poder desenvolver um espaço de conexão entre diversos atores que podem promover a inovação no País, incluindo startups, especialistas, pensadores, investidores e empresas para que possamos realmente desenvolver negócios mais inovadores”, afirmou Jacques Meir, diretor de Conhecimento do Grupo Padrão.
“Fiquei feliz com as empresas que se apresentaram, com nível bom, preparadas, com mensagens objetivas, com resultado comercial e clientes importantes. Então, é claro que isso gera negócio e isso pra gente é importante, ainda mais porque a gente sabe que isso contribui para o ecossistema de startups”, afirmou Pirola, do Inseed. “Não é todo evento que a gente vai tentando contribuir que tem esse nível de qualidade. Todas as startups eram boas”, disse.
Das cinco apresentações, três foram as escolhidas para avançar para a final da Competição, que acontecerá no Conarec 2018, o maior congresso das relações empresa e clientes, que acontece em setembro, em São Paulo. Veja as startups que avançaram para a final, incluindo a grande vencedora do Pilar Varejo:
Terceiro Lugar: Supermercado Now
A startup oferece uma solução de delivery de compras de supermercados em até duas horas. A plataforma permite que o cliente faça as compras pela internet. “Este mercado é gigante, com potencial de ultrapassar a barreira dos R$ 40 bilhões nos próximos anos. Os consumidores não querem mais perder tempo nos supermercados e ganhar tempo com outras coisas”, disse Marco Zolet, CEO da startup. O modelo de negócio remunera os entregadores e faz o modelo de negócio girar em economia compartilhada.
Segundo Lugar: Checklist Fácil
“Todo mundo usa Excel para esse processo de checklist, mas não há acompanhamento das não-conformidades”, disse Mauricio Fragoso, CEO da Checklist Fácil. É em cima dessa dor que a startup atua. As equipes aplicam as checklists e o gestor toma a decisão de como agir através de relatórios. A startup está presente em mais de 80 mil lojas em 15 países e já é líder na América Latina. A startup permite a aplicação de checklists através de tablets ou smartphones (sem necessidade de internet), eliminando o uso de planilhas e papéis e gera relatórios on-line.
Primeiro Lugar: Onyo
Agilizar o atendimento dos restaurantes em praças de alimentação em shopping centers é o ponto de atuação da Onyo. O aplicativo permite que o consumidor faça os pedidos antes mesmo de chegar aos restaurantes, explicou Alexandre Dinkelmann, CEO da companhia. Com o app, o consumidor também tem acesso a promoções específicas e ofertas exclusivas. E quando a refeição estiver pronta, ele é notificado. A startup cresceu entre 30% e 40% ao mês em GMV e representa, para muitas marcas, entre 10% e 15% do movimento do dia.
“Eu vi que a barra estava alta, as perguntas foram muito ricas e a gente conseguiu mostrar o diferencial da Onyo”, disse. “Essa experiência nos mostrou o que a gente precisa melhorar, nos deu uma clareza maior dos critérios, e deu para perceber onde pegou e onde está pegando nosso valor e agora vamos melhorar nosso pitch”, afirmou Alexandre.