Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, em 2023, o Dia do Consumidor impulsionou um movimento expressivo no e-commerce brasileiro, gerando R$ 618,7 milhões em transações. Antecipando as tendências e necessidades do mercado, a Nubimetrics, empresa especializada em análise de dados de mercado, realizou uma análise dos produtos mais buscados online, antecipando as tendências da preferência dos consumidores para o dia 15 de março.
De acordo com a Nubimetrics, os sapatos femininos, especialmente as sandálias, estão prontos para dominar as preferências dos clientes em 2024, superando a liderança dos tênis que foi um dos itens mais procurados pelos consumidores no ano anterior. Entre as oportunidades, os protetores de calçados surgem como uma aposta promissora e devem ter uma grande procura no marketplace, isso se deve a tendência já que vem crescendo as buscas pelo item. A exemplo, as capas protetoras impermeáveis de silicone se destacam nas pesquisas feitas pelos consumidores na categoria.
Beleza e Cuidados Pessoais
Outra categoria em alta no Dia do Consumidor é a de Beleza e Cuidados Pessoais, que tem sido impulsionada pela tendência do autocuidado. Destacam-se os vaporizadores faciais, em alta para tratamentos no rosto e cabelos, por exemplo. “Identificamos uma demanda significativa nessa área, com produtos relacionados ao cuidado facial e corporal sendo cada vez mais procurados. As preferências dos consumidores estão voltadas para itens que promovem bem-estar e autocuidado aliados a boas promoções“, afirma, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics no Brasil.
Itens menos essenciais estão na preferência dos consumidores
Os acessórios e produtos de cozinha se apresentam em seguida como outro nicho promissor. Apesar de ser uma data comercial relevante, muitos consumidores optam por adquirir itens menos essenciais, tendência que merece atenção. Os termômetros culinários são um dos exemplos, frequentemente buscados com palavras-chave genéricas, como “termômetro culinário” e “termômetro de cozinha”.
Por antecipar outra data muito importante no calendário comercial, que é a Páscoa, o Dia do Consumidor tende a auxiliar as pessoas a adiantar as compras durante o evento. As buscas por ovos de Páscoa crescem em março, impulsionadas por descontos e promoções. As barras de chocolate de 2 kg também são uma escolha versátil para os confeiteiros na produção de ovos e bombons, mirando nos pequenos e médios empreendedores e podendo proporcionar descontos em compras antecipadas.
“O Dia do Consumidor se firmou no calendário brasileiro entre as datas que privilegiam bons preços e vantagens no pagamento, isso se confirma em uma análise que fizemos na Nubimetrics, que demonstrou que categorias como Eletrodomésticos, Telefonia e Eletrônicos foram destaques nas buscas em 2023. Os brasileiros estão procurando por produtos com mais valor agregado e preços competitivos no mês de março”, explica Vital.
Consumidor realiza em média de 2 a 5 compras online por mês
Um estudo recente realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com a Opinion Box, mostra que a praticidade e preços mais baixos estão entre os principais atrativos para quem compra online no Brasil. Segundo o levantamento, que ouviu 2 mil pessoas, os consumidores revelaram realizar em média de 2 a 5 compras, por mês, no e-commerce e 54% afirmaram pretender aumentar os gastos nos próximos 12 meses.
Os preços mais baixos (58%), a praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e as promoções encontradas online (56%) são os principais atrativos para realizarem suas compras no e-commerce. Dentre os hábitos, 71% dos consumidores costumam comprar pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de concluir a compra. O Chat online e o Whatsapp são os principais canais de atendimento para 69% dos entrevistados.
“A maioria dos clientes também revelou que começou a comprar online entre dois e cinco anos atrás, o que acompanha o boom que tivemos no comércio eletrônico durante a pandemia. Ainda há mais oportunidades para o setor e para os empreendedores, que podem contar com soluções digitais de ecossistemas como a LWSA para gestão e alavancagem de seus negócios”, afirma Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Estruturar o negócio para atender as necessidades dos clientes
Para entender melhor o impacto desta data no contexto econômico, André Charone, contador e professor universitário, mestre em Negócios Internacionais pela Must University e com formação em empreendedorismo em economias emergentes pela Universidade de Harvard, destaca que “o Dia do Consumidor não apenas reforça a importância dos direitos do consumidor, mas também se transformou em uma excelente oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e fortalecerem suas marcas no mercado.”
A data, originalmente criada para conscientizar sobre a importância dos direitos dos consumidores, vem se transformando, ao longo dos anos, em um evento comercial de grande envergadura. “Essa transformação tem um impacto direto na economia, pois estimula o consumo em um período que, tradicionalmente, não apresentava grandes movimentações comerciais,” explica Charone.
Além disso, o especialista em negócios internacionais ressalta a importância do planejamento estratégico para as empresas que desejam aproveitar a data. “As organizações que se planejam com antecedência, oferecendo promoções atrativas e garantindo uma boa experiência de compra, tendem a sair na frente, conquistando não só o aumento imediato nas vendas mas também a fidelização de clientes a longo prazo.”