Pesquisar
Close this search box.
/
/
As profissões que geram mais infelicidade segundo o estudo mais longo de Harvard

As profissões que geram mais infelicidade segundo o estudo mais longo de Harvard

Pesquisa que já dura 85 anos revela que a qualidade das relações cultivadas no trabalho impacta diretamente na felicidade profissional

Você tenta ser feliz no trabalho ou encontrar propósito nele? Luiz Felipe Pondé diz que a busca por uma “segunda-feira light” ou a preocupação em ser feliz no trabalho é coisa de quem não tem problemas econômicos estruturais – afinal, muitas pessoas não tem nem mesmo fim de semana pois trabalham para, basicamente, alimentar a si mesmo e aos seus. Em paralelo, há uma piada que diz: “Se trabalho fosse bom, não seria remunerado”. Mas será que é verdade? Será que é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre a profissão ou ocupação escolhida e a felicidade no dia a dia? O Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto (Study of Adult Development), da Universidade de Harvard, foi a fundo nos dados e descobriu que, sim, algumas profissões geram mais infelicidade do que outras.

A pesquisa, que já dura 85 anos – e não dá sinais de encerrar as atividades –, acompanhou a trajetória de mais de 700 pessoas que foram entrevistadas a cada dois anos sobre suas vidas. O estudo registrou os altos e baixos, a evolução de suas carreiras, e os estados físico e mental de cada um dos participantes. O objetivo do estudo, afinal, é entender o que gera felicidade, satisfação e saúde para as pessoas ao longo de suas trajetórias. Apesar de não ser possível relacionar profissões específicas à infelicidade, o estudo identificou quais são as características de um cargo ou função que geram insatisfação. Algumas delas são a escassez de interações humanas no trabalho, e a falta de oportunidades para construir relacionamentos e amizades com colegas. Cargos que envolvem turnos noturnos e funções mais independentes – em vez de interpessoais – também fazem parte do quadro.

Leia mais:
Professor de Harvard dá dicas para alcançar a felicidade no trabalho

A infelicidade no trabalho, portanto, não está relacionada à solidão, mas à qualidade das relações criadas e cultivadas. Mesmo profissionais que trabalham cercados por colegas podem se sentir isolados se não tiverem interações significativas com outras pessoas. É o caso, por exemplo, de indivíduos que trabalham com atendimento ao cliente, que são muito expostos a interações negativas com clientes insatisfeitos ou com dúvidas sobre serviços e produtos.


As profissões que geram mais infelicidade

  • Entregadores;
  • Motoristas de caminhões de longa distância;
  • Seguranças;
  • Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
  • Funções remotas;
  • Atendimento e serviços ao cliente;
  • Profissionais do comércio varejista.

O estudo

O Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto teve início em 1938, com 724 indivíduos para acompanhar sua adolescência até a velhice e entender o que os torna felizes e saudáveis. Metade dos participantes eram estudantes da Universidade de Harvard, enquanto os demais eram jovens da periferia de Boston. Todos os participantes eram homens, já que à época mulheres ainda não eram admitidas na universidade – dentre eles, o ex-presidente dos Estados Unidos Robert F. Kennedy.

A cada dois anos, os pesquisadores se encarregaram de entrar em contato com os entrevistados para uma atualização sobre suas vidas, famílias e condições de saúde. Além de responderem a um questionário, os participantes também eram convidados para conversas presenciais, em suas casas, além de exames de sangue e conversas com seus familiares. A partir dos anos 2000, os pesquisadores expandiram a lista de entrevistados e passaram a estudar também as esposas dos participantes originais. Depois, mais de dois mil de seus descendentes.

Segundo o TED Talk “A Boa Vida” do quarto diretor do estudo, o professor Robert Waldinger, a pesquisa identificou três grandes lições:

  1. Conexões sociais são muito boas para os seres humanos, e a solidão mata. Pessoas com relacionamentos familiares e conectadas a amigos e à comunidade são mais felizes e mais saudáveis.
  2. A qualidade dos relacionamentos é mais importante que a quantidade. Indivíduos podem estar cercados de pessoas, mas essas as conexões podem ser conflituosas ou pouco significativas – o que gera prejuízos para a saúde.
  3. Relações saudáveis protegem tanto o corpo quanto o cérebro. Isso porque o estudo identificou que indivíduos que não podem contar com outras pessoas acabam tendo declínio de memória mais cedo do que aqueles que possuem relacionamentos saudáveis e de cumplicidade.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Dicas para criar conexões no trabalho

A felicidade no trabalho, portanto, está intimamente relacionada às conexões que profissionais cultivam com outros indivíduos. Por isso, o estudo sugere algumas ações para diminuir o sentimento de solidão e potencializar a felicidade e o bem-estar no ambiente de trabalho:

  • Desenvolver conexões com colegas de trabalho, por meio de conversas no meio do expediente e depois turno, por exemplo;
  • Criar grupos de acordo com interesses em comum – como um time de futebol aos finais de semana, ou noites de jogos online;
  • Pedir e oferecer ajuda a colegas;
  • Buscar empregos que permitam conversas sobre assuntos não relacionados ao trabalho;
  • E encontrar lugares que incentivem o trabalho em equipe, permitindo a criação de relações positivas com colegas e novas formas de trabalho.

O diretor sugere que, além de prestar atenção a convênio médico e salário nas vagas que estão buscando, os profissionais também podem encarar a possibilidade de desenvolver relações saudáveis e genuínas como um benefício da vaga.



+ NOTÍCIAS
Inovação é diferente de criatividade, afirma professor brasileiro de Harvard
A Geração Z é a mais infeliz no trabalho

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]