/
/
Profissões do futuro: o Antropólogo do Consumo

Profissões do futuro: o Antropólogo do Consumo

Coversamos com a antropóloga e especialista em consumo, Hilaine Yaccoub, sobre os detalhes dessa profissão e como ela vem ajudando empresas a decifrarem o comportamento do novo consumidor

Diante da dificuldade das empresas de entender, prever e se antecipar ao comportamento do consumidor, a antropologia – ciência que estuda o homem – está cada vez mais em alta no mundo dos negócios.  A especialista em consumo e antropóloga Hilaine Yaccoub é um bom exemplo desse novo perfil profissional.

Hilaine investiga tendências, conceitos, oportunidades e inovações para ajudar grandes corporações, como Smart Fit, O Boticário e Nestlé a decifrarem os códigos de comportamento dos consumidores. “Somos poucos atuando no mercado, mas o que fazemos ninguém mais faz”, diz ela.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Abaixo a entrevista dela à Consumidor Moderno:

Consumidor Moderno – O que podemos esperar do profissional do futuro?
Hilaine Yaccoub – Eu acredito que em um cenário onde há muitas incertezas, há espaço para profissionais que se dediquem ao acompanhamento das mudanças enquanto elas estejam ocorrendo. Estruturas sólidas e hierarquizadas se veem hoje com o desafio de engajar novos colaboradores que possuem visão de mundo completamente diferente das antigas gerações que hoje estão no comando. Por isso, as startups ganham força e o conhecimento vem sendo um ativo relevante, senão fundamental dentro das empresas seja ela de qual tamanho for.

O conhecimento vem sendo um ativo relevante, senão fundamental dentro das empresas seja ela de qual tamanho for – Hilaine Yaccoub.

CM – Como as empresas e os novos profissionais podem aplicar isso?
HY – Saber e conhecer não é suficiente. É preciso trabalhar de forma interdisciplinar, acreditando no testar, no fazer, no errar e tentar de novo, para pequenos projetos isso funciona e o serviço ou produto ganha um novo desenho sem grandes prejuízos. No entanto, grandes companhias ainda possuem o dilema da aprovação e quando a estratégia é finalmente posta em prática, o jogo já mudou e o que era novo já se tornou obsoleto. Por isso, cargos com maior autonomia como consultores, UX designers, profissionais de inteligência acabam sendo favoráveis para este setor que vira a chave a todo momento. É preciso que estes novos olhares sejam e estejam voltados para o novo, para o inusitado, para aquilo que seria impensável mas pode ser sustentável.

CM – Isso justifica o fato de o antropólogo do consumo ser tão valorizado nos dias de hoje?
HY – Ao invés da estrutura pesada, grande e engessada dos institutos de pesquisa, os CEOs buscam uma parceria conjunta, uma entrega mais humanizada onde possam trocar informações, ideias, avaliar estratégias de forma conjunta e harmônica. Muito mais que uma prestação de serviços os executivos querem alguém que possa fazer a ligação entre o universo deles e o dos seus clientes, que possa trazer realidade, gente de verdade para legitimar sua tomada de decisão.

CM – Isso é um grande desafio para corporações mais tradicionais, não?
HY – Sim, mas o desafio é justamente provar que antropologia não é uma ciência aplicada em projetos de pesquisa de mercado apenas, há de se investir num esforço contínuo de entendimento sobre as relações que se estabelecem dentro das empresas, fora delas e no ponto de venda. Empresas são feitas por pessoas para pessoas e o entendimento cultural, seja da organização ou dos usos dos serviços ou produtos pelos consumidores, se faz cada vez mais presente e necessário, senão, novamente a chave vira, e novamente se perde para concorrência.

CM – Que cuidados o CEOs devem ter quando buscam um profissional de antropologia para auxiliar em suas decisões de negócios?
HY – O antropólogo age como um grande analista que vê o macro sem perder qualidade analítica devido seu embasamento teórico. Estamos lotados de modinha no campo dos negócios, é preciso cuidado na hora de testar pois nem sempre o que é novo trará o resultado esperado. Inovação é fazer o mesmo de uma forma mais ajustada. Esse alinhamento é o antropólogo que percebe e sugere. A antropologia ainda é vista como uma área acadêmica, voltada apenas para estudos, precisamos enxergar estes profissionais de uma forma diferente, somos poucos atuando no mercado, mas o que fazemos ninguém mais faz.

CM – Que outra profissão você apontaria para o futuro?
HY – A de catalisador de inovação. Este profissional pode ter formação em marketing, comunicação ou atuação em design de processos ou serviços. Ele irá trabalhar em conjunto com antropólogos no campo prático. Se o antropólogo atua em conhecer o cliente, o catalisador de inovação atua em fazer. São fazedores.

CM – Já podemos ver esse novo profissional em atuação?
HY – Este movimento tem sido comum em alguns setores isolados. Ainda são vistos como projetos, mas já é um começo para mudança na forma de pensar dinâmicas de trabalho. Acredito que conhecimento gera mudança, e quando mudamos, a empresa muda, o cliente percebe, e então, restabelecemos conexões muito mais fortes e verdadeiras.

Quer saber mais sobre as profissões do futuro? Acompanhe o portal Consumidor Moderno pela hashtag #CMProfissõesdoFuturo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]