Pesquisar
Close this search box.
/
/
O profissional “se sobrar”

O profissional “se sobrar”

Em novo artigo, Hilaine Yaccoub analisa uma prática inusitada do mercado corporativo: “se sobrar budget, será feito”. É possível ser inovador com tal mentalidade?

Estar nesse lugar de “pioneira” na minha área e difundir a Antropologia aplicada às empresas no Brasil é uma árdua tarefa. Imagino que para muitos novos profissionais artistas, designers ou modernos empreendedores e freelancers de modo geral seja assim também.

No dia a dia nos vemos em maus lençóis quando o assunto é cobrar por um serviço intelectual.

Qual a medida do nosso repertório teórico-analítico desenvolvido há anos? Como mensurar lucros e entregas? Como fazer entender que para ser o que somos hoje vivemos uma caminhada longa de muita dedicação e resiliência? Igual a propaganda do cartão de crédito, não tem preço, porque somos motivados pelo tema, pelo desafio, pela descoberta. O dinheiro é para pagar boletos, mas nosso envolvimento vai muito além da moeda, acredite.

Fala-se muito em inovação, mas quando trazemos algo novo sempre é percebido como um risco. Se sempre há ameaças no mundo dos negócios, por que a contratação de algo inovador seria diferente?

De fato, confesso que sou paciente e eu estou a postos para provar que a Antropologia do Consumo é sim um canal de inovação de repertório contínua e imensurável, o conhecimento é a maior estratégia dos últimos tempos.

No entanto, ainda encontramos tomadores de decisão que ainda buscam o mágico, o explosivo, a estonteante solução terceirizada, aquela que irá de forma prática resolver todos os problemas dele, as pessoas ainda buscam ATALHOS.

Não é de hoje que venho escrevendo e relatando o que tem acontecido no mundo do trabalho onde o serviço consultivo é colocado em xeque. Dia desses recebi feedback de um possível cliente com a seguinte mensagem “se sobrar budget te chamo”, fiquei pensando sobre ser um profissional “se sobrar”.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Se sobrar eu te contrato, se sobrar eu te pago, se sobrar eu chamo, se sobrar você palestra, se sobrar eu pago o seu transporte, se sobrar eu arco com os custos. Enfim, um mar de possibilidades com a prerrogativa “se sobrar”.

Fiz um exercício de uma simples inversão de papéis. Como seria se as empresas recebessem esse tipo de resposta? “Se sobrar tempo eu te atendo”, “se sobrar interesse eu faço o job”, “se sobrar espaço eu consigo abrilhantar o seu evento”, “se sobrar oportunidade eu te auxilio”, “se sobrar prazo eu te ajudo”.

Nada gentil certo?

É preciso pensar em possibilidades contemporâneas de relação contratante e fornecedor. Respeitar nossa formação é dar um passo a frente para o que estamos construindo, se aproximar dos contratados e de suas metodologias com mais afinco e menos relação passiva de compra e venda. Acredito que o processo intelectual deve ser compartilhado.

Minha dica é: encontrou um profissional brilhante? Cole nele e aprenda! Negocie de forma justa e se surpreenda com uma mente genial que lhe trará muito mais que atalhos. Invista nas ideias e não em soluções rasas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]