A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, começou um plantão de monitoramento de atendimento ao consumidor para a Black Friday nesta quinta-feira, 23.
O canal para atender reclamações dos consumidores que querem comprar na Black Friday, dia de promoções do varejo antes do Natal, e que acontecerá oficialmente na próxima sexta, 24. Várias redes já anteciparam promoções em sites e lojas físicas e anunciaram que as lojas abrirão mais cedo.
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Maiores reclamações
O plantão montado pela Fundação Procon-SP registrou 2.040 atendimentos em 2016.
Os principais problemas relatados foram: pedido cancelado sem justificativa (35,6%), produto/serviço anunciado indisponível (11,8%), mudança de preço ao finalizar a compra (11,5%) e maquiagem do desconto (8,7%).
A empresa mais reclamada foi a Adidas, seguida pelos grupos Pão de Açúcar, com as empresas (Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Pontofrio) e B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime)
Horários
Os atendimentos poderão ser feitos pelo telefone 151, começará às 18h do dia 23, indo até à 1h do dia 24, retornando no mesmo dia, das 6h às 22h. No atendimento eletrônico será disponibilizado um formulário especial no nosso site para reclamações e denúncias que ficará disponível a partir das 18hs da quinta-feira (23), além do Facebook e Twitter.
Lista Suja
Quinhentos e dezoito lojas virtuais, online e offline estão na lista suja divulgada pelo Procon-SP, e tem um histórico negativo de reclamações.
A lista suja completa pode ser acessada neste link.