/
/
As principais aquisições do varejo em 2019

As principais aquisições do varejo em 2019

GPA, CVS, Magazina Luiza e Netshoes foram personagens das principais aquisições do ano. Confira

Esse foi o ano em que a Natura se tornou a quarta maior do setor de beleza no mundo, o GPA finalmente vendeu sua participação na Via Varejo e a LVMH protagonizou a maior transação da história do varejo de luxo.

A NOVAREJO separou as 5 principais aquisições envolvendo varejistas de 2019. Confira:

1. Raia Drogasil x Onofre – Fevereiro

Sem divulgar valores, a maior rede do varejo farmacêutico brasileiro comprou a Onofre, então operada pelo grupo americano CVS.

A motivação para a venda, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, teria sido a dificuldade de ganhar escala em pontos de venda  atritos com os antigos controladores da Onofre, a família Arede.

Leia mais: Raia Drogasil compra a Onofre e tira CVS do Brasil


2. Natura x Avon – Maio

Também sem revelar valores, a Natura comprou a norte-americana Avon depois de meses de negociações. Com a transação, a empresa brasileira se tornou a quarta maior do mundo no setor de beleza.

Leia mais: Natura compra Avon e se torna a quarta maior do mundo


3. Magazine Luiza x Netshoes – Junho

No fim de abril a Netshoes anunciou a venda de sua operação no Brasil para o Magazine Luiza, no mesmo dia em que vendeu sua subsidiária na Argentina. A empresa de Luiza Helena Trajano pagaria R$ 244 milhões para ter o controle da varejistas de artigos esportivos.

Mas a tentativa do Grupo SBF, controlador da Centauro, de atravessar o negócio fez com que o Magalu precisasse desembolsar quase o dobro para ter a Netshoes. Depois de mais de um mês a negociação terminou com a aprovação do conselho da Netshoes a uma proposta de R$ 448 milhões do Magalu.

Leia mais: Magazine Luiza vence e leva a Netshoes por R$ 448 milhões


4. Michael Klein x Via Varejo – Junho

O GPA passou mais de dois anos tentando vender a Via Varejo e 2019 foi o ano em que o grupo conseguiu passar o controle da companhia. Michael Klein voltou a ser dono da Via Varejo depois de comprar R$ 100 milhões em ações da empresa e se tornar o maior acionista individual da companhia.

O Pão de Açúcar deixou de ter participação na Via Varejo e Klein tem o desafio de fazer a varejista voltar a dar lucro. Em 2018 a empresa teve prejuízo de R$ 267 milhões, mesmo depois de ter faturado R$ 30,6 bilhões.

Leia mais: Pão de Açúcar vende suas ações e Klein retoma controle da Via Varejo


5. LVMH x Tiffany – Novembro

2019 foi o ano da maior transação da história do varejo de luxo. A LVMH, dona da Louis Vuitton, comprou a Tiffany por US$ 16,7 bilhões. A aquisição representa uma grande oportunidade para penetração no segmento de joias para a LVMH.

Leia mais: LVMH compra a Tiffany na maior transação da história do varejo de luxo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]