Fórmulas estruturadas e livros de teoria à parte. Sejamos sinceros: o que culmina, de fato, a promoção de um bom customer experience? Sem dúvidas, já sabemos que o conceito vai muito além da promoção de um atendimento de excelência; engloba toda a jornada do consumidor — que, vale lembrar, não se inicia apenas quando o cliente entra na loja física ou no site do e-commerce, mas desde a primeira menção à empresa, serviço ou produto oferecido. A experiência é mais do que ser bem atendido: é levar para casa uma sensação memorável que não tem preço.
É justamente esse sentimento que a Mastercard vem construindo em seus clientes, sobretudo em um período no qual o cartão físico já não é assim tão popular, a ver pela ascensão do Pix e do Mobile Banking. Assim, é fundamental para a empresa proporcionar uma experiência que não tem preço — ou “Priceless”, nome que intitula o novo espaço da companhia na capital de São Paulo, composto por quatro ambientes com restaurante, bar, sala para receber entrevistas e um ponto de café.
“Hoje, já sabemos que 74% dos clientes da Martercard preferem uma compra que envolva uma experiência memorável. É isso o que fazemos aqui, uma experiência priceless, que acompanha algo que fica com o consumidor, um ambiente totalmente preparado para fornecer essa jornada única e personalizada”, explica Sarah Buchwitz, VP de Comunicação e Marketing da empresa, de forma exclusiva à Consumidor Moderno.
Uma experiência, de fato, sem preço
Criado em outubro no rooftop do Shopping Light, localizado no centro da capital paulista, o complexo gastronômico foi pensado como um presente da Mastercard à cidade de São Paulo e trabalha a experiência do início ao fim, desde a recepção dos clientes até a passagem e apresentação dos ambientes.
Com um formato inédito para o País, o espaço foi pensado por Buchwitz e contou com a curadoria e gestão operacional do restaurante e bar feita por Onildo Rocha, chef paraibano do restaurante Cozinha Roccia, eleito pelo 2° ano consecutivo em 2019 como um dos melhores restaurantes brasileiros pelo Guia Identitá Golose.
“O Priceless nos permitiu reinventar o conceito de experiência de marca, possibilitando um banquete para todos os sentidos e mergulhando os consumidores completamente em experiências únicas”, salienta a executiva. Ela destaca, ainda, que o ambiente foi pensado para atender de forma circular. “Essa primeira edição tem um cardápio baseado na vivência dos Sertões, naquela parte mais rica, próxima às águas do Rio São Francisco. O Onildo passou 14 dias viajando com sua equipe para preparar os cardápios e, daqui quatro ou seis meses, mudaremos todo o menu para outra região brasileira. Ou seja, tudo aqui dentro é pensado com o objetivo de promover a melhor experiência para o nosso cliente”, complementa.
A produção por trás da experiência
Para Rajamannar, CMO global da companhia, o espaço seguirá em constante mudança e atualização para, de fato, surpreender o consumidor por meio da jornada. “As pessoas esperam muito das marcas, mas às vezes o inesperado pode causar uma impressão mais duradoura. Com o Priceless, estamos criando as experiências culinárias mais extraordinárias e envolventes que você pode obter exclusivamente com a Mastercard”, aponta.
O espaço conta com o restaurante Notiê, que traz de 10 a 14 pratos pensados na representação dos Sertões, com um mural no teto para homenagear a força da mulher sertaneja; e o Abaru, bar com terraço comandado pelo premiado mixologista Alê D’Agostino, que traz uma série de drinks originais, e Junior Bottura, criador de uma linha de cervejas artesanais.
“Optamos por iniciar nossas expedições pelo sertão para poder traduzir em pratos, bebidas e arte a riqueza de sabores, histórias e tradições da região. O sertão brasileiro é uma das regiões mais complexas e fascinantes do país. Um lugar onde os ingredientes extrapolam a culinária e fazem parte do jeito de ser das pessoas”, explica Onildo Rocha. “Em cada temporada traremos temáticas ou regiões diferentes do Brasil para as criações que farei juntamente com chefs de São Paulo e de outros estados, sempre em defesa da cozinha brasileira sem ser caricato, e apresentando pratos saboroso e desconstruídos”, finaliza o chef.
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