Além de reconhecer Empresas, CPOs e Parceiros e Fornecedores de Soluções, a cada edição o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente também reconhece o CEO que mais se destacou no mercado brasileiro no direcionamento de uma cultura organizacional voltada para o cliente.
A categoria CEO do Ano é realizada por meio de voto popular, e ao longo de 25 edições já reconheceu nomes de peso do mercado brasileiro. São lideranças com visão empresarial exemplar e uma gestão voltada para a excelência no atendimento ao cliente.
A seguir, a Consumidor Moderno destaca algumas dessas personalidades que fizeram parte deste seleto grupo de líderes de sucesso, e também o último vencedor de 2024.
2016 – Alberto Saraiva, Habib’s
Antônio Alberto Saraiva é médico, empresário e palestrante luso-brasileiro, fundador e CEO do Grupo Habib’s, que controla as redes Habib’s e Ragazzo. Após o falecimento de seu pai, Saraiva assumiu o controle da padaria da família e descobriu o conceito que viria a definir o modelo de negócios do Habib’s: preços acessíveis que geram altos volumes de venda.
Desde o lançamento da primeira unidade em 1988, o Habib’s se tornou a maior rede de fast-food árabe do mundo. Alberto Saraiva já esteve presente na lista dos brasileiros mais ricos da Forbes. Um exemplo de liderança arrojada e com foco na melhor experiência para seus clientes, Saraiva tem uma frase marcante para inspirar seus franqueados, e que define sua visão de líder: “quem não cuida, perde”.
2019 – Eugênio Mattar, Localiza
Eugênio Mattar é um dos sócios fundadores da Localiza Rent a Car S.A. e atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração da empresa. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mattar possui pós-graduação em Engenharia Econômica.
Além de sua das qualidades em liderança que o levaram a CEO do Ano em 2019, Mattar é um dos fundadores do Movimento Bem Maior, uma organização que busca ampliar o investimento em filantropia no Brasil. Um executivo competitivo e com olhar humano, Mattar é reflexo do sucesso da Localiza. “Paixão pelo cliente está no nosso DNA”, define.
2022 – Belmiro Gomes, Assaí
Belmiro Gomes é um dos grandes exemplos de dedicação e sucesso mundo corporativo. Nascido em Santo André, região metropolitana de São Paulo, muito novo se mudou para Maringá (PR), “cidade do coração”, como ele diz, e nela iniciou sua trajetória profissional no varejo. “Comecei a trabalhar muito cedo, vendendo sorvete e engraxando sapatos e aos 15 anos já estava empregado no varejo alimentar, onde nasceu uma paixão”, conta.
Belmiro acompanhou e participou das mudanças profundas dentro do setor varejista até chegar à grande tendência que é o cash and carry (ou atacarejo). Atualmente, além de liderar o Assaí, Belmiro faz parte do Conselho de Administração do Assaí e está como vice-presidente da Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS).
2023 – Fernando Modé, O Boticário
Fernando Modé começou a trabalhar no Grupo Boticário em 2001, inicialmente como Gerente Jurídico, e desde então ocupou várias posições importantes, incluindo CFO e VP Corporativo. Modé foi nomeado CEO do Grupo Boticário em março de 2021, após mais de 22 anos de dedicação à empresa. Conhecido por sua abordagem de carreira arrojada e baseada na procura contínua por conhecimento e habilidades, Modé é um líder carismático que destaca a importância de aprender e ouvir diferentes áreas.
Em 2023, Modé comentou a responsabilidade em ser um líder: “Trata-se de trabalhar a cultura e trazê-la de uma forma engajada, numa prática diária. É preciso mostrar com detalhes quais essências são importantes e por quê. Liderar, para mim, é conseguir inspirar, fazendo a coisa certa e levantando os resultados de maneira positiva”.
2024 – Claudio Zattar, Unidas
Claudio Zattar ocupa o cargo de CEO da Unidas desde 2022, quando a empresa realizou a fusão com a Ouro Verde, da qual ocupou a cadeira de presidente ao longo de três anos. Claudio conta com extensa experiência, com mais de 15 anos de atuação profissional em grandes empresas dos segmentos de petróleo e gás, mobilidade, automotivo e máquinas.
Claudio Zattar foi o vencedor do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2024, na categoria de CEO do Ano. “Estou muito feliz por esse reconhecimento por esse trabalho, que também é da Unidas”, disse Claudio ao receber o reconhecimento. “Foi a empresa quem me levou a esse patamar de ser uma liderança capaz de inspirar a atenção e o cuidado ao consumidor”.
Prêmio Consumidor Moderno
O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente está com as pré-inscrições abertas para a sua 26ª edição, para celebrar e prestigiar as empresas brasileiras referências em atendimento ao consumidor.
Pequenas, médias e grandes empresas são avaliadas por meio de um estudo analisado pela CX Brain, unidade de serviços de inteligência de dados ligada à Consumidor Moderno, e aplicação da metodologia de Cliente Oculto junto com a empresa OnYou.