/
/
O potencial do público master: a conectividade dos longevos

O potencial do público master: a conectividade dos longevos

A pandemia acelerou a conectividade dos consumidores com mais de 60 anos, mas a inclusão do grupo master ainda tem espaço para crescer

Muito se fala sobre os nativos digitaisMillennials e Zoomers – e como a conectividade é vital em sua jornada de compra. Porém, existe um forte grupo consumidor que está cada vez mais conectado: o público chamado de Master, composto por consumidores com mais de 60 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já tem mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Um grupo que muitas vezes é associado a uma certa aversão às novas tecnologias, uma ideia que está ficando ultrapassada e merece atenção.

A conectividade desse público já estava em expansão nos últimos anos e passou por uma aceleração em decorrência da pandemia. Com o isolamento social, as ferramentas digitais ganharam destaque em seu dia a dia. É o que aponta o estudo “Tech+: tecnologia e aceleração digital para os Masters”, realizado pela Kantar Ibope.

Entre os entrevistados, 48% concordam que a emergência do Covid-19 possibilitou mais tempo para aprender novas habilidades enquanto 49% consideram que plataformas sociais, como Facebook e Instagram, se tornaram mais importantes em seu cotidiano. O acesso à internet teve alta de 101% nos últimos cinco anos entre esses usuários.

Entre os devices utilizados, o mobile sai na frente, com 82% do uso. Em seguida, vem o PC ou notebook, com 77%, e tablets, com 12%. Uma interação que cresce e traz oportunidades para as marcas que se preparam para oferecer uma experiência significativa. Entre esse público, 85% navegaram na internet para obter informações sobre produtos e serviços antes de efetuar compras e 75% compraram efetivamente no ambiente online.

experiência-do-cliente

E os desconectados?

Os dados chamam a atenção principalmente levando em consideração que os Masters não costumam estar no foco das ações de engajamento. Vale lembrar que se 66% dos Masters conectados aumentaram sua presença online, como mostra a Kantar, são 44% de idosos ainda não conectados. Um grupo com tantas preferências de consumo como qualquer outro.

Não à toa, o termo “economia prateada” vem ganhando força para lembrar do potencial de consumo dessa geração. Uma receita que, no Brasil, já gira em torno de R$ 1,8 trilhão por ano. Como aproveitar?

Durante o Conarec 2021, evento realizado pela Consumidor Moderno, a inclusão de consumidores nem tão conectados assim terá atenção especial na palestra “Nem todo consumidor está no digital – ainda”.

Como lembra Tatiana Gracia, colunista da CM, mentora de startups e diretora de excelência e marketing na Mondelez Brasil, é necessário entender os novos arranjos multigeracionais e seus espaços sociais compartimentalizados. “O que buscam esses consumidores em seus distintos contextos passa a ser determinante para marcas que desejam ser longevas e uma grande oportunidade aos novos empreendedores”, explica.

Como chamar a atenção?

O interessante é que, no ambiente digital, a diversidade ganha diversos contornos. E até mesmo influencers de idade sênior chegaram para compor um cenário de maior inclusão. O canal Avós da Razão, por exemplo, é apresentado por Gilda (78 anos), Sonia (83 ano)s e Helena (92 anos). Elas compartilham experiências vividas na quarentena, respondem perguntas e dão conselhos. Outro canal é o “Mais 50” também voltado para estilo de vida.

Pensando nas ações organizadas com tantos influencers joviais, as marcas ganham novos caminhos para observar enquanto entendem como chegar no público Master. Seja conectado ou não, seu potencial de consumo chama a atenção enquanto suas prioridades têm alto nível de cuidado. Citando novamente o estudo da Kantar, é um público que aumentou suas compras também no comércio eletrônico (cerca de 40%, segundo a pesquisa). O potencial é enorme e há muito espaço para crescer.

*Para adquirir o seu ingresso para o Conarec 2021, acesse o site oficial do evento.


+ Notícias

Como os consumidores brasileiros se relacionam com promoção

O Customer Experience (CX) está ligado à Cultura?

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]