Pesquisar
Close this search box.
/
/
O potencial do público master: a conectividade dos longevos

O potencial do público master: a conectividade dos longevos

A pandemia acelerou a conectividade dos consumidores com mais de 60 anos, mas a inclusão do grupo master ainda tem espaço para crescer

Muito se fala sobre os nativos digitaisMillennials e Zoomers – e como a conectividade é vital em sua jornada de compra. Porém, existe um forte grupo consumidor que está cada vez mais conectado: o público chamado de Master, composto por consumidores com mais de 60 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já tem mais de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Um grupo que muitas vezes é associado a uma certa aversão às novas tecnologias, uma ideia que está ficando ultrapassada e merece atenção.

A conectividade desse público já estava em expansão nos últimos anos e passou por uma aceleração em decorrência da pandemia. Com o isolamento social, as ferramentas digitais ganharam destaque em seu dia a dia. É o que aponta o estudo “Tech+: tecnologia e aceleração digital para os Masters”, realizado pela Kantar Ibope.

Entre os entrevistados, 48% concordam que a emergência do Covid-19 possibilitou mais tempo para aprender novas habilidades enquanto 49% consideram que plataformas sociais, como Facebook e Instagram, se tornaram mais importantes em seu cotidiano. O acesso à internet teve alta de 101% nos últimos cinco anos entre esses usuários.

Entre os devices utilizados, o mobile sai na frente, com 82% do uso. Em seguida, vem o PC ou notebook, com 77%, e tablets, com 12%. Uma interação que cresce e traz oportunidades para as marcas que se preparam para oferecer uma experiência significativa. Entre esse público, 85% navegaram na internet para obter informações sobre produtos e serviços antes de efetuar compras e 75% compraram efetivamente no ambiente online.

experiência-do-cliente

E os desconectados?

Os dados chamam a atenção principalmente levando em consideração que os Masters não costumam estar no foco das ações de engajamento. Vale lembrar que se 66% dos Masters conectados aumentaram sua presença online, como mostra a Kantar, são 44% de idosos ainda não conectados. Um grupo com tantas preferências de consumo como qualquer outro.

Não à toa, o termo “economia prateada” vem ganhando força para lembrar do potencial de consumo dessa geração. Uma receita que, no Brasil, já gira em torno de R$ 1,8 trilhão por ano. Como aproveitar?

Durante o Conarec 2021, evento realizado pela Consumidor Moderno, a inclusão de consumidores nem tão conectados assim terá atenção especial na palestra “Nem todo consumidor está no digital – ainda”.

Como lembra Tatiana Gracia, colunista da CM, mentora de startups e diretora de excelência e marketing na Mondelez Brasil, é necessário entender os novos arranjos multigeracionais e seus espaços sociais compartimentalizados. “O que buscam esses consumidores em seus distintos contextos passa a ser determinante para marcas que desejam ser longevas e uma grande oportunidade aos novos empreendedores”, explica.

Como chamar a atenção?

O interessante é que, no ambiente digital, a diversidade ganha diversos contornos. E até mesmo influencers de idade sênior chegaram para compor um cenário de maior inclusão. O canal Avós da Razão, por exemplo, é apresentado por Gilda (78 anos), Sonia (83 ano)s e Helena (92 anos). Elas compartilham experiências vividas na quarentena, respondem perguntas e dão conselhos. Outro canal é o “Mais 50” também voltado para estilo de vida.

Pensando nas ações organizadas com tantos influencers joviais, as marcas ganham novos caminhos para observar enquanto entendem como chegar no público Master. Seja conectado ou não, seu potencial de consumo chama a atenção enquanto suas prioridades têm alto nível de cuidado. Citando novamente o estudo da Kantar, é um público que aumentou suas compras também no comércio eletrônico (cerca de 40%, segundo a pesquisa). O potencial é enorme e há muito espaço para crescer.

*Para adquirir o seu ingresso para o Conarec 2021, acesse o site oficial do evento.


+ Notícias

Como os consumidores brasileiros se relacionam com promoção

O Customer Experience (CX) está ligado à Cultura?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]