/
/
Pós-consumidores querem mais que experiências, anseiam por transformações

Pós-consumidores querem mais que experiências, anseiam por transformações

Segundo Joe Pine, cofundador da Strategic Horizons LLP, as empresas precisam ajudar as pessoas a alcançarem as mudanças que almejam

Os pós-consumidores querem muito mais do que experiências, anseiam por transformações, segundo Joe Pine, cofundador da Strategic Horizons LLP. “Os pós-consumidores são o produto e, ao mesmo tempo, são diversos mercados”, diz o especialista, durante o Conarec 2018. Isso acontece, pois suas necessidades são diferentes em contextos distintos. Por exemplo, quando Pine viaja a trabalho prefere ficar em um hotel com determinadas características, por sua vez, se a viagem é a lazer com a família (com esposa e duas crianças) a acomodação tem que contar com outros itens. “Por isso, as empresas precisam oferecer o produto certo, na hora certa e no preço certo, em vez de empurrar um produto padronizado por meio do marketing. O ideal são as companhias obterem informações sobre o que os pós-consumidores querem e assim poderem fazer ‘customering'”, afirma, usando um neologismo que une as palavras, em inglês, consumidor e marketing. “Customizar a experiência é oferecer a experiência exata de acordo com a necessidade ou o anseio do consumidor. A tarefa das empresas é ajudar as pessoas alcançarem essa transformação: de sedentário a malhado, de fumante a não-fumante. Isso aumenta o valor para as pessoas.”

Ao longo dos anos, a cadeia de produção passou do foco em commodities passando para escala industrial e seguindo em direção à prestação de serviços. Atualmente, segundo Pine, a economia está na etapa das experiências — e o próximo passo é a transformação. “Pense na progressão do café: tudo começa com os grãos, ou seja, com commodities. Depois, a indústria mói e empacota o produto que é servido em lanchonetes, que prestam esse serviço por um preço muito maior do que o cobrado pelos grãos. Agora, estamos na era da Starbucks que oferece experiência, pois as pessoas valorizam o tempo que passam com a empresa. Há, inclusive, inúmeras pesquisas qu mostram que experiências nos deixam mais felizes do que comprar coisas”, explica.

É por isso que o Airbnb agora tem uma plataforma que oferece experiências nas cidades onde tem atuação e é por isso também que o Eately tem dado certo em todo o mundo: pois concentra em um único local a possibilidade de comprar produtos frescos e de comer comida preparada na hora com os melhores ingredientes. “Isso tem autenticidade e é exatamente o que os pós-consumidores insistem em ser: autênticos.” Por isso, não adianta uma rede de lanchonete fazer propaganda de um hambúrguer enorme se na hora que o cliente for comprar o sanduíche ele vier pequeno e murcho. “Se a empresa é autêntica não precisa dizer, as pessoas não vão duvidar. Mas se disser que é, é melhor que seja mesmo.” Como fazer isso? Segundo Pine, é importante ser verdadeiro em relação à sua origem e todo o resto acontece.

Customização

Outra característica do pós-consumidor é que ele quer que as coisas sejam feitas apenas para ele. Por isso, a Coca-cola lançou uma vending machine que permite ao cliente decidir quais ingredientes quer adicionar na sua bebida: pode ser baunilha, xarope e até cafeína. “Assim, as pessoas podem fazer sua própria Coca-Cola. E isso faz com que o serviço se torne um evento memorável, uma experiência”, diz Pine. Mas, ao mesmo tempo, querem que o preço seja baixo. Como as empresas podem oferecer isso? Com um portfólio de capacidades que permite que o individuo tenha exatamente aquilo que quer dentro daquelas possibilidades. Mas, mais do que isso, os pós-consumidores estão dispostos a entregar seus dados em troca de uma experiência completa: a empresa sabe qual produto ou serviço ele prefere e já o oferece. É o que a rede de cruzeiros Carnival tem feito. De acordo com as experiências do passado do cliente, a companhia consegue montar um plano customizado para cada um.

Confira, aqui, a cobertura completa do CONAREC

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]