Os serviços de assinatura nasceram nos anos 2000 e logo desapareceram. Depois da crise de 2008, contudo, e com o boom do consumo e do crédito no Brasil, eles voltaram com força: são itens de beleza, de alimentos saudáveis, meias, livros…Agora, é possível assinar até um clube de carros – esta é a proposta da Porto Seguro.
Chamado de “Porto Seguro Carro Fácil”, o modelo permite que o consumidor pague uma mensalidade para ter acesso a um veículo novo por ano. A empresa promete cuidar de tudo, da documentação e manutenção ao seguro. As prestações começam a partir de R$ 1.480 ao mês, segundo o jornal Valor Econômico.
“A aceitação é positiva, principalmente para profissionais liberais e empreendedores que precisam do carro no dia a dia, nos trajetos pela cidade e municípios vizinhos. Outro fator apontado foi o empacotamento de todos os custos rateados nas mensalidades do contrato, pagas com cartão de crédito, o que gera maior controle de despesas”, explicou Marcelo Rosal, gerente do novo modelo de negócio.
Segundo o executivo, o novo modelo segue a premissa do acesso ao invés da posse – seguida principalmente por jovens da Geração Millennial. “Há tempos que a aquisição de um carro deixou de ser um investimento, sobretudo se calcularmos os juros de financiamento e a desvalorização. Estamos vivendo o começo de uma mudança de comportamento do ´ter´ para o ‘usar’”, afirmou.
Segundo a empresa, o projeto é piloto e válido apenas no Estado de São Paulo e principais regiões do Rio de Janeiro. O modelo tem dois modelos de contrato, de 12 meses ou de 24 meses, configurados em quatro planos de quilometragem, a partir de 25 mil Km anuais. São disponibilizados veículos de diversas marcas, sempre modelos 0 km.
O produto ainda possui bônus vinculados à utilização: ao término do contrato, os carros entregues em bom estado de conservação, sem sinistro ou avarias, e com quilometragem abaixo do contratado, podem contar com benefícios que vão desde a franquia do seguro reduzida até a isenção da primeira mensalidade da renovação do plano, com um novo zero quilômetro.