Em 2016, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas brasileiros fechou em 95%. O indicador da Serasa Experian indica que, a cada mil pagamentos realizados no ano passado, 950 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. O resultado demonstra o nível de pontualidade mais baixo dos últimos quatro anos, retornando aos níveis de 2010/2011.
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Os economistas da entidade lembram que as PMEs sentiram os impactos adversos da crise econômica durante praticamente todo o ano passado. Itens como a recessão prolongada e intensa da economia, dificuldades de acesso ao crédito e altas taxas de juros formaram uma combinação que afetou negativamente a capacidade de pagamento dessas organizações.
Setores
O maior nível de pontualidade de pagamentos, em 2016, fica para as PMEs do setor comercial: 95,7%. Nas indústrias, a pontualidade de pagamentos foi de 94,4% ao longo do ano passado e nas micro e pequenas empresas do setor de serviços a pontualidade foi de 94% em 2016.
O valor nominal médio dos pagamentos em dia ficou estável em 2016 na comparação com o ano anterior: R$ 1.923. O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas comerciais (R$ 1.963), seguido pelas empresas industriais (R$1.850) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas de setor de serviços (R$ 1.746).
Em 2016, pontualidade de pagamentos das PMEs recua
Devido ao quadro econômico, indicador elaborado pela Serasa Experian registrou o resultado mais baixo dos últimos quatro anos. Entenda os números
- Raisa Covre
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