Pesquisar
Close this search box.
/
/
Nova série da Serasa Experian quer desmistificar o desempenho econômico para PMEs

Nova série da Serasa Experian quer desmistificar o desempenho econômico para PMEs

"EconoDrops – Setor em Foco" oferece análises detalhadas e de fácil compreensão para ajudar pequenas e médias empresas a entenderem o impacto econômico em seus segmentos específicos.

Com foco em crédito, autenticação e prevenção à fraude, a Serasa Experian lançou a série “EconoDrops – Setor em Foco“. Esta iniciativa visa fornecer às pequenas e médias empresas (PMEs) informações acessíveis sobre o desempenho econômico de diversos setores. Os vídeos da série serão disponibilizados no YouTube da Serasa Experian, com dois a três segmentos sendo apresentados semanalmente, cada um em um formato de pílula.

Em cada vídeo, especialistas da Serasa Experian compartilham informações valiosas sobre mais de 20 setores, incluindo varejo, construção, educação, saúde e comércio. As análises cobrem aspectos como previsões de crescimento ou declínio, fatores externos que influenciam esses mercados e eventos relevantes para cada nicho específico.

Segundo Fabiana Telles, gerente executiva de Marketing PME da Serasa Experian, o objetivo da série é apoiar as PMEs com conteúdos que simplifiquem temas complexos do universo do setor. “Já temos o EconoDrops, que traz as últimas atualizações macroeconômicas. Nele, o nosso time comenta sobre os dados de inflação e juros, por exemplo”, explica. “Sabemos que muitas PMEs atuam ou negociam com os mais variados setores e que precisavam de informações mais detalhadas e nichadas. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo que basicamente são pílulas sobre a perspectiva de cada um – quase 30 setores no total”.

Conteúdos nichados

A iniciativa surgiu a partir dos desafios de simplificar informações econômicas para o público das PMEs, equilibrando a necessidade de um bom conteúdo, aprofundado e de qualidade, de maneira simples e de fácil entendimento para o público em geral. Além disso, a Serasa Experian aborda alguns setores mais nichados e sabe que tanto o acesso a informações sobre segmentos mais específicos quanto informações de maneira facilmente compreensível representam algumas das dores dos empreendedores. A empresa compreende que conhecer a fundo o setor e a atuação da empresa é fundamental para os empreendimentos e, em especial, as PMEs.

Fabiana Telles, gerente executiva de Marketing PME da Serasa Experian. 

“Entendemos que havia um espaço no mercado para criação de conteúdo extremamente nichado, com informações relevantes para segmentos específicos”, aponta Telles. “Dessa forma, é possível trazer dados mais específicos e sair do lugar de generalização econômica que, infelizmente muitas vezes, é necessário para falar com o grande público”, finaliza.

Para escolher os 20 setores abordados na série, foi analisado o total de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), as categorias padronizadas da atividade econômica e sua representatividade no mercado de pequenas e médias empresas ativas no país. Assim, foi possível fazer um agrupamento de segmentos que, embora distintos, são muito próximos. Atualmente, existem cerca de 20,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas ativas, e o EconoDrops beneficia todas elas, independentemente do porte ou segmento.

“Conseguimos reunir todos os negócios nos principais segmentos, de forma a contemplar a realidade do empreendedor em um vídeo exclusivo – seja mostrando o cenário da empresa dele, seja sobre o segmento que ele negocia, independentemente do seu tamanho”, comenta a executiva. “Nosso objetivo é apoiar todo os segmentos e portes de empresas. Entendemos que o conteúdo atende este tipo de variedade e com o EconoDrops – Setor em Foco iremos abordar setores mais nichados e, com isso, facilitar a vida de todos os empreendedores”.

Para lançar a série de análises, a Serasa Experian observou a existência de fatores que influenciam indiretamente a economia, com desdobramentos distintos em cada setor. Foi visto em comum a flutuação do dólar, que impacta setores exportadores positivamente e setores importadores negativamente, por exemplo. Além disso, existem os conflitos mundiais, questões políticas nacionais e aprovação de novas leis ou projetos impactam os setores.

Com isso, os empreendedores têm sua tomada de decisão afetada e, muitas vezes, o seu Score PJ também. A datatech pontua que o Score é uma importante ferramenta de reputação das empresas; quanto melhor for, melhores serão as condições de crédito que ela pode obter, como taxas de juros mais baixas, carência para iniciar o pagamento, prazos mais longos, dentre outros benefícios que o empreendedor passa a ter o poder de negociar ao buscar crédito ou fazer negociações.

*Foto: Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]