Com foco em crédito, autenticação e prevenção à fraude, a Serasa Experian lançou a série “EconoDrops – Setor em Foco“. Esta iniciativa visa fornecer às pequenas e médias empresas (PMEs) informações acessíveis sobre o desempenho econômico de diversos setores. Os vídeos da série serão disponibilizados no YouTube da Serasa Experian, com dois a três segmentos sendo apresentados semanalmente, cada um em um formato de pílula.
Em cada vídeo, especialistas da Serasa Experian compartilham informações valiosas sobre mais de 20 setores, incluindo varejo, construção, educação, saúde e comércio. As análises cobrem aspectos como previsões de crescimento ou declínio, fatores externos que influenciam esses mercados e eventos relevantes para cada nicho específico.
Segundo Fabiana Telles, gerente executiva de Marketing PME da Serasa Experian, o objetivo da série é apoiar as PMEs com conteúdos que simplifiquem temas complexos do universo do setor. “Já temos o EconoDrops, que traz as últimas atualizações macroeconômicas. Nele, o nosso time comenta sobre os dados de inflação e juros, por exemplo”, explica. “Sabemos que muitas PMEs atuam ou negociam com os mais variados setores e que precisavam de informações mais detalhadas e nichadas. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo que basicamente são pílulas sobre a perspectiva de cada um – quase 30 setores no total”.
Conteúdos nichados
A iniciativa surgiu a partir dos desafios de simplificar informações econômicas para o público das PMEs, equilibrando a necessidade de um bom conteúdo, aprofundado e de qualidade, de maneira simples e de fácil entendimento para o público em geral. Além disso, a Serasa Experian aborda alguns setores mais nichados e sabe que tanto o acesso a informações sobre segmentos mais específicos quanto informações de maneira facilmente compreensível representam algumas das dores dos empreendedores. A empresa compreende que conhecer a fundo o setor e a atuação da empresa é fundamental para os empreendimentos e, em especial, as PMEs.
“Entendemos que havia um espaço no mercado para criação de conteúdo extremamente nichado, com informações relevantes para segmentos específicos”, aponta Telles. “Dessa forma, é possível trazer dados mais específicos e sair do lugar de generalização econômica que, infelizmente muitas vezes, é necessário para falar com o grande público”, finaliza.
Para escolher os 20 setores abordados na série, foi analisado o total de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), as categorias padronizadas da atividade econômica e sua representatividade no mercado de pequenas e médias empresas ativas no país. Assim, foi possível fazer um agrupamento de segmentos que, embora distintos, são muito próximos. Atualmente, existem cerca de 20,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas ativas, e o EconoDrops beneficia todas elas, independentemente do porte ou segmento.
“Conseguimos reunir todos os negócios nos principais segmentos, de forma a contemplar a realidade do empreendedor em um vídeo exclusivo – seja mostrando o cenário da empresa dele, seja sobre o segmento que ele negocia, independentemente do seu tamanho”, comenta a executiva. “Nosso objetivo é apoiar todo os segmentos e portes de empresas. Entendemos que o conteúdo atende este tipo de variedade e com o EconoDrops – Setor em Foco iremos abordar setores mais nichados e, com isso, facilitar a vida de todos os empreendedores”.
Para lançar a série de análises, a Serasa Experian observou a existência de fatores que influenciam indiretamente a economia, com desdobramentos distintos em cada setor. Foi visto em comum a flutuação do dólar, que impacta setores exportadores positivamente e setores importadores negativamente, por exemplo. Além disso, existem os conflitos mundiais, questões políticas nacionais e aprovação de novas leis ou projetos impactam os setores.
Com isso, os empreendedores têm sua tomada de decisão afetada e, muitas vezes, o seu Score PJ também. A datatech pontua que o Score é uma importante ferramenta de reputação das empresas; quanto melhor for, melhores serão as condições de crédito que ela pode obter, como taxas de juros mais baixas, carência para iniciar o pagamento, prazos mais longos, dentre outros benefícios que o empreendedor passa a ter o poder de negociar ao buscar crédito ou fazer negociações.
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