Pesquisar
Close this search box.
/
/
O poder do esporte na transformação social

O poder do esporte na transformação social

Estreante em Jogos Olímpicos, skate aparece com 13% da preferência do público entre as modalidades citadas em estudo

Pesquisa on-line, com amostra representativa da população conectada, realizada pelo banco BV e Instituto Mind&Miners, e 1100 pessoas de todas as classes sociais e regiões do país apontou que o esporte está muito em alta.

A fatia que considera o esporte um fator de transformação social é muito grande: 88,27% dos entrevistados. O estudo está sendo divulgado com exclusividade pelo Consumidor Moderno.

Essas pessoas acreditam que o esporte gera oportunidade de educação sendo fundamental para o bom comportamento e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e que em alguns casos se tornam atletas profissionais. Outros pontos positivos apontados por 35% das respostas foram que o esporte valoriza aspectos como socialização, respeito, cooperação e faz com que o cidadão se sinta inserido na sociedade.

O skate, esporte em que o banco tem grande presença nos últimos anos, também foi destaque na pesquisa. Citado por 13,36% das pessoas, a modalidade, que estreou nos Jogos Olímpicos apenas no ano passado, ao que tudo indica caiu mesmo no gosto dos torcedores.

A superação de desafios foi o item mais apreciado nas respostas (42,27%) relacionados a esportes radicais, seguido por coragem (37,91%) e ousadia (36%). Valores como libertação (19,82%), energia (26,45%) e autoconfiança (20,82%) também apareceram com destaque.

Conheça o Mundo do CX

A importância do esporte para a sociedade brasileira

Segundo 45,55% das pessoas que responderam as pesquisas concordaram que o esporte traz benefícios como saúde e criatividade. Um total de 21,91% disse que os patrocínios ajudam a mostrar a parceria de empresas com atletas.

“A pesquisa nos apresenta alguns recortes interessantes. Por exemplo, em relação a análise de inclusão notamos que a porcentagem que diz não acompanhar esportes olímpicos é 73% maior nas Classes CDE do que nas classes AB. Ou seja, investir no esporte por meio de projetos sociais ou patrocínios, ajuda a levar acesso e repertório a quem mais precisa”, analisa Tiago Soares, gerente executivo de sustentabilidade e brand experience do banco BV.

Além disso, segundo 11,45% das pessoas que responderam ao questionário, o esporte é ferramenta importante para ajudar no crescimento da representatividade e consequente diminuição de preconceitos como o racial e o de gênero.

Entre os esportes olímpicos que os entrevistados acompanham, o BV tem presença em oito por meio de ações com institutos ou atletas. O voleibol foi o esporte mais citado, com quase 30% da preferência dos entrevistados. Nesta modalidade o banco é parceiro de projetos de dois grandes nomes: Ana Moser, com o Instituto Esporte & Educação; e Serginho, com o Serginho10.

Ginástica (21,09%), basquete (18,45%), tênis (11,36%), atletismo (15,27%), surfe (10,18%) e natação (16,55%) também receberam menções das pessoas pesquisadas. São todos esportes que BV tem presença apoiando projetos de atletas com renome internacional.

Paixão nacional – e com o país já em ritmo de Copa do Mundo -, o futebol é acompanhado por 50,45% das pessoas entrevistadas pelo banco, um dos esportes com os maiores índices.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Impacto do esporte extrapola as quatro linhas dos campos e das quadras

Outros dados interessantes descoberto pelo levantamento são sobre os benefícios percebidos pela população no esporte: 31,73% das pessoas responderam que o esporte gera oportunidade de educação e é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para 23,64% das pessoas, o esporte também potencializa valores, como socialização, respeito e cooperação; para 8,45% das pessoas o esporte faz com que o cidadão se sinta realmente inserido na sociedade; para 11,45% das pessoas o esporte ajuda no crescimento da representatividade (diminuição do preconceito racial, de gênero e etc.).

A pesquisa foi realizada pela primeira vez pelo BV/Instituto Mind&Miners e trouxe dados relevantes para a estratégia de negócios do banco, segundo a assessoria de imprensa da instituição.

Com os institutos que BV apoia e atendem centenas de jovens e crianças pelo país, foram 6 mil vidas impactadas somente em 2021, contando todo o entorno dos projetos (professores, familiares, por exemplo).

O banco seguirá com sua atuação dentro do esporte brasileiro com patrocínio a atletas da elite mundial do skate (Kelvin Hoefler, Pâmela Rosa, Murilo Peres e Yndiara Asp), grandes eventos (Skate Total Urbe) e institutos de atletas renomados (Flavio Canto com Instituto Reação, Mauro Menezes com Instituto Próxima Geração, Marcelinho Machado com M4 nas Escolas, Diego Hypólito com Instituto Hypólito, Adria Santos com Instituto Adria Santos, Etiene Medeiros com Instituto Etiene Medeiros e Italo Ferreira com Instituto Italo Ferreira).

“Quando nos aliamos a tantos nomes importantes do nosso país tínhamos um objetivo muito claro: aproveitar o poder transformador do esporte para mudar vidas. O objetivo principal é levar oportunidades a jovens carentes e mostrar que o caminho do esporte tem várias opções”, explica Tiago Soares.

E este impacto pode ser medido em números: nesses três anos os institutos impactaram a vida de mais de 12 mil pessoas, atenderam mais de 1.800 pessoas matriculadas nos projetos e realizaram cerca de 1.200 aulas, além de ser um importante ponto de apoio no momento de maior urgência vivido pelos brasileiros nos últimos anos: a pandemia de Covid-19. Centenas de cartões-alimentação foram distribuídos pelos institutos aos seus participantes, garantindo comida em muitas casas do país.

“Posso garantir que não vamos parar por aqui. Temos um enorme campo que pode ser explorado, tanto para causas sociais, como para esporte de rendimento. Nossa alegria é levar o esporte a lugares em que muitas vezes a oportunidade não chega. E para isso contamos com um verdadeiro time dos sonhos”, conclui o gerente executivo de sustentabilidade e brand experience do banco BV.


+ Notícias

Realidade aumentada proporciona nova experiência com camisa da seleção

Como atrair a nova geração de consumidores do futebol?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]