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Os desafios para o crescimento das PMEs em 2023

Os desafios para o crescimento das PMEs em 2023

Frente aos desafios e riscos, PMEs da América Latina agem diante de inflação, mudança do comportamento do consumidor e redução de margem

Pequenas e médias empresas (PMEs) da América Latina buscam o crescimento de seus negócios, ao mesmo tempo que enfrentam desafios no mercado. Inflação, mudança de comportamento do consumidor, concorrência, novas tendências, entre outros. Diante desse cenário, NielsenIQ elaborou um panorama sobre a visão interna das PMEs na América Latina em 2023.

Riscos diferem de acordo com o porte da empresa

Os três principais desafios das empresas latino-americanas

Entre os principais desafios encontrados pelas empresas da América Latina, três deles se destacam: inflação e aumento no custo das matérias-primas (58%); encontrar a estratégia de preços certa (47%); e atração de novos clientes (45%). Porém, mesmo que a inflação e o alto custo das matérias-primas sejam uma das principais preocupações das empresas LATAM em geral, a busca pela estratégia de preços adequada atinge mais as grandes corporações (73%). Enquanto isso, a atração de novos clientes é mais preocupante para os pequenos negócios (71%).

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Soluções buscadas frente aos desafios

Diante dos desafios e riscos, as empresas buscam soluções de enfrentamento. Entre os sugeridos pelo estudo, ocupa o primeiro lugar a reconsideração da linha de produtos e a eliminação dos que apresentam baixo desempenho (40%). Em seguida, outra solução encontrada pelas companhias é o investimento em marketing (39%). Em terceiro lugar aparece a substituição de materiais para os mais econômicos, com o mesmo percentual da reestruturação do canal de distribuição (32%). A realocação do orçamento de pesquisa e marketing também é uma opção frente aos desafios (26%), bem como a redução de investimento e custos de aquisição (21%).

Comércio tradicional tem conquistado PMEs na América Latina

Na média global, o comércio tradicional também é a principal prioridade para os próximos 12 meses, mas com apenas 31% dos entrevistados selecionando esta opção, seguido de perto pelo mercado latino-americano, com 26%.

Além disso, as empresas latino-americanas priorizam seus pontos fortes e sua diferenciação. As maiores organizações se esforçam para manter a qualidade dos produtos enquanto cobram um preço mais elevado e reduzem o tamanho dos seus produtos. Por outro lado, as menores companhias se concentram na comunicação dos benefícios do produto.

Em média geral, 23% das PMEs da América Latina optam por investir na comunicação das vantagens dos produtos, enquanto a média mundial é de 42%. Já outras 21% das organizações preferem manter a qualidade do produto, aumentando o preço, o que globalmente têm uma taxa de 19%.



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