/
/
A era da plataforma de aúdio: como conquistar as gerações adeptas do streaming?

A era da plataforma de aúdio: como conquistar as gerações adeptas do streaming?

O aumento no número de assinantes das plataformas e o consumo de produtos diversos de áudio abre espaço para as marcas investirem em novos tipos de conteúdo

Músicas, podcasts e até audiolivros: hoje, basta ter um aplicativo no celular ou no computador para ter acesso fácil a esses conteúdos, geralmente por um preço relativamente baixo. Não é à toa que o número de pessoas que utilizam o serviço de streaming de áudio cresceu significativamente no mundo nos últimos anos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, dois terços da população acima de 12 anos escuta áudio digital pelo menos uma vez por semana. Segundo uma pesquisa da eMarketer, em 2022 houve um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2021. Se compararmos com a década passada, esse crescimento foi de 38 pontos percentuais.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O streaming de áudio no Brasil

Já no Brasil, mais da metade (50,4%) das pessoas com acesso à internet escutam música em serviços de streaming de áudio toda semana, segundo o relatório Digital 2022 Brasil, do Hootsuite. Os dados são relativos aos usuários com idades entre 16 e 64 anos. Entre eles, 37% ouvem podcasts e 13,4% escutam audiobooks.

Diariamente, em média, os brasileiros passam 10h19min usando a internet. São 2 horas e 3 minutos ouvindo música nos serviços de streaming e 1h06min ouvindo podcasts. No primeiro semestre de 2021, já eram mais de 60 milhões de usuários nos streamings de áudio, contando as contas pagas e gratuitas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Música Independente. É um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2020.

Plataformas de streaming mais usadas no mundo

O Spotify é a plataforma de streaming de áudio campeã de usuários no mundo, segundo uma pesquisa da MIDiA Research realizada em 2021. Ele concentra cerca de 31% dos 523,9 milhões de usuários. Em segundo lugar está a Apple Music, com 15% dos assinantes, e em terceiro o Amazon Music, com 13% do público.

O Tencent Music vem em quarto lugar com 13% dos usuários, seguido pelo YouTube Music, que concentra 8% dos ouvintes. Logo depois vêm NetEase (6%), Deezer (2%), Yandex (2%) e outros (10%).

Apesar de estar em quinto lugar no ranking mundial, foi o YouTube Music quem teve o resultado mais expressivo entre 2020 e 2021, crescendo em 50% o número de usuários. Segundo o relatório da MIDiA Research, essa é a plataforma preferida entre a Geração Z e os Millennials mais jovens.

Foi o YouTube Music, aliás, a plataforma escolhida pelo médico Pedro Camargo, de 38 anos. “Escolhi por uma questão coletiva, a gente fez uma assinatura familiar e acabou compensando. Gosto bastante das playlists que são sugeridas, geralmente a partir dos estilos que ouço. A interface é fácil, gosto do buscador e acho bem prático e rápido, não gosto de perder tempo para selecionar e montar o que eu quero ouvir”, conta. O celular é o principal dispositivo usado pelo médico para ouvir streaming. “Ouço geralmente quando dirijo. Quando vou ao trabalho, viajar, passear, em vez de ligar o rádio eu prefiro o streaming”, complementa.

Conheça o Mundo do CX

O que os jovens andam ouvindo?

Muito mais do que deixar o caminho mais divertido, o streaming de áudio vem ajudando os Millennials (nascidos entre 1981 e 1995) a relaxarem. O relatório Culture Next 2021, do Spotify, mostrou que 87% dessa geração no Brasil veem o áudio como um recurso de saúde mental. O bem-estar também é o objetivo entre a Geração Z: 80% afirmam que se sentem mais centrados e mais felizes ao ouvir suas músicas preferidas diariamente.

Essa preocupação com a saúde mental fica clara nos dados do relatório: a categoria de saúde mental cresceu no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2021. Entre a Geração Z, esse salto foi de 370% e, entre os Millennials, de 381%. A categoria espiritualidade também apresentou um aumento de 137% e 162%.

Os criadores de podcasts, inclusive, vêm conquistando autoridade entre esses públicos: 34% dos ouvintes disseram que confiam mais em podcasts do que em meios de comunicação tradicionais, como televisão, jornais e rádios. Isso porque a voz natural dos locutores, somada ao estilo de conversa, torna o podcast um produto com maior proximidade com o usuário.

Leia mais: Entender a Geração Z também é saber que um a cada três deles não conhecem os Beatles

O que esses dados significam para as marcas?

A produção de conteúdo já é uma estratégia consolidada para aproximar as marcas de seus públicos e fazer com que elas ganhem credibilidade, autoridade e visibilidade. E apostar em novos formatos é um meio de conquistar ainda mais espaço e diferentes públicos.

Nos últimos dois anos, diversas marcas lançaram podcasts próprios em plataformas de streaming de áudio. A Tetra Pak é um exemplo, com o podcast Caixas de Ideias, uma extensão do blog de mesmo nome e dedicado ao público da indústria e do comércio, trazendo tendências do mercado consumidor.

Leia mais: Spotify como plataforma de engajamento para a Suvinil

Mas não é só produzindo podcasts que as marcas podem aproveitar a onda do áudio digital. No relatório Culture Next, o Spotify dá algumas dicas para conquistar Millennials e Geração Z que já incorporaram o áudio em suas rotinas. Confira!

Aposte em novos influenciadores

Há quem seja muito mais conhecido pela voz nos podcasts do que pelas fotos nas redes sociais. Conheça esses novos influenciadores e aposte em parcerias para que a marca fique conhecida por meio desses podcasts.

Associe seu produto a uma playlist

É uma estratégia simples mas que pode fazer o produto ficar na mente dos ouvintes. O Culture Next 2021 traz como case a Vanish, que criou playlists para situações em que o ouvinte poderia sujar as roupas – cozinhar e praticar esportes, por exemplo.

Entregue o que os ouvintes curtem

Em 2021, os Millennials ouviram 45% a mais de hits dos anos 80 e 13% a mais de baladas dos anos 70 em relação a 2020. Apostar no contexto nostálgico, portanto, pode ajudar na comunicação com esse público. Mas é necessário prestar atenção às tendências, que podem ser diferentes de ano para ano, e também ao público que deve ser atingido.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

O Consumidor 5.0 é instantâneo (e a sua empresa precisa saber como atendê-lo)

Sua marca conversa com o público geek, o mais consumista do Brasil? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]