/
/
Pix: nova tecnologia vai acabar de vez com o dinheiro físico?

Pix: nova tecnologia vai acabar de vez com o dinheiro físico?

Pix deve ser implementado em novembro e deve desburocratizar transações bancárias.

O Pix, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central que deve entrar no ar em novembro deste ano, promete revolucionar a forma como lidamos com as transações bancárias. A funcionalidade tem como principais características a instantaneidade no recebimento do dinheiro (menos de dez segundos) e a disponibilidade – 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Além de aparecer como um “concorrente desleal” aos já conhecidos TED e DOC, a nova forma de pagamento pode fazer o dinheiro físico cair ainda mais em desuso?

Segundo Dane Avanzi, advogado especializado em telecomunicações e diretor do Grupo Avanzi, o Pix pode catalisar o processo, mas não é de hoje que os as soluções digitalizadas ganham a preferência dos brasileiros: “O Pix é apenas mais um passo em direção ao futuro e às tendências que já se provavam impossíveis de recuar”.

Transformação não será imediata

Ainda que não acabe com o dinheiro físico de imediato, a implementação deve contribuir para a obsolescência da nota física, tendência que já vem sendo observada nos últimos anos.

“O público, sobretudo o mais jovem, tem aderido aos pagamentos por meios digitais por serem mais práticos, ágeis, seguros, e a um preço mais acessível. Já parte do público mais conservador, deve aderir em um segundo momento, após sentirem confiança no sistema. Considero esse tipo de iniciativa uma tendência irreversível”, afirma Dane Avanzi.

Outro fator que impede a extinção do dinheiro físico é o alto número de brasileiros sem acesso a nenhum tipo de conta bancária. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas nessa situação.

“São adultos que movimentam capital na economia, mas não têm conta-corrente, poupança ou qualquer tipo de cartão. Além disso, é preciso levar em consideração que nem toda a população quer um banco digital ou formas de pagamento digitais. Uma parcela significativa ainda sai de casa para pagar contas, fazer transferências e prefere o dinheiro físico a deixar tudo na conta.”

Segurança e proteção contra fraudes

É certo que o novo sistema vem para reduzir a burocracia e trazer mais agilidade ao sistema financeiro brasileiro, mas, para que a inovação se mostre segura, afirma Avanzi, os cuidados têm de ser tanto institucionais quanto dos usuários.

dados pessoais
Foto Dan Nelson: Unsplash

“Por parte das organizações, será preciso reforçar algumas camadas de proteção contra fraudes, invasões e ataques. Já por parte do consumidor, será preciso redobrar a proteção em relação à conexão, adotar o uso de antivírus nos aparelhos eletrônicos (notebooks, celulares e ipads) e boas práticas para evitar cair em golpes”, explica.

Prazo de implementação: muito curto?

Algumas empresas se manifestaram negativamente a implementação do Pix já no final de 2020. Elas alegam que serão necessárias adaptações significativas, especialmente em relação à segurança do usuário, tornando inviável o lançamento no dia 16 de novembro. Assim, elas propõem a prorrogação do calendário para agosto de 2021.

Sobre a questão, Avanzi afirma que as empresas precisam buscar atender às expectativas dos clientes o quanto antes. “É como se muitos bancos estivessem tentando parar uma onda: uma vez formada, é fato que ela irá arrebentar – você pode surfar ou ser arrastado por ela”, finaliza.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]