Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pinterest Predicts: as tendências e inspirações para 2024

Pinterest Predicts: as tendências e inspirações para 2024

Nova edição do relatório anual Pinterest Predicts aponta tendências para a moda, beleza, decoração, estilo de vida, bem-estar e muito mais.

O Pinterest possui hoje cerca de 480 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam a plataforma todos os meses para buscar inspiração, referências, ideias e fazer compras. Com tantos dados sobre o que essas pessoas estão procurando, salvando e consumindo desses conteúdos, padrões podem ser identificados que apontam para algumas tendências e preferências dos consumidores globais. Assim, a plataforma acaba de lançar a mais recente edição do Pinterest Predicts, o relatório anual de tendências para 2024.

“O Pinterest é uma ferramenta de busca de informação visual que, por meio de uma inteligência avançada de imagem e vídeo, tem como objetivo entregar inspirações e referências para conectar a inspiração à capacidade de realização”, explica André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina. O Pinterest Predicts, portanto, se encontra em meio a esse objetivo, ajudando marcas e empresas a entender os desejos e ajudar seus consumidores a realizá-los.

Tendências e previsões para 2024

Para o relatório de 2024, além das 23 tendências identificadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e criação de filhos, o Pinterest também está abrindo sua primeira loja física temporária na cidade de Nova York. O lançamento de cinco dias conta com uma experiência de compra inédita da empresa, na qual clientes poderão testar e comprar itens tendência para o ano que vem. Veja abaixo as previsões do Pinterest.

  • Vovôcore: o foco da moda em 2024 estará voltado para as peças retrô, com looks vintage personalizados. Segundo o Pinterest, os usuários da Geração Z e Boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.
Vovôcore | Foto: Pinterest
  • Viva a água-viva: o estranho animal será inspiração para diferentes setores, desde decoração à moda e beleza. A Geração Z e os Millenials são os responsáveis por impulsionar essa imagem por meio de pesquisas de itens, roupas e cortes de cabelo baseados na água-viva. São pesquisas de palavras-chave como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

  • Uma gracinha de cozinha: em 2024, a Geração X e os Boomers irão investir no design de suas cozinhas com itens clássicos, como o famoso pinguim de geladeira, eletrodomésticos vintage e cores fortes como o rosa retrô.

  • Cantinho do café: os usuários estão interessados em criar um ambiente dedicado ao café em suas casas, como apontam as pesquisas sobre “cafeteira com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”.

  • Mashup mexido: podemos esperar que, em 2024, mais gente estará misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas deliciosas e divertidas.

  • Azul a mil: a cor azul será tendência em diferentes áreas das vidas dos usuários – principalmente entre a Geração Z e os Millenials. Sombras para olhos, sobrancelha, cabelos e unhas estamparão o azul como uma tendência de beleza.
“Azul a mil” | Foto: Pinterest
  • Lançando laços: usuários Millenials e da Geração Z estão liderando essa tendência com buscas sobre “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e outros itens de moda com essa característica que rouba a cena dos looks.

  • Raquete diferente: o esporte badminton será a inspiração para a nova estética dos Millenials e da Geração Z em 2024. Esses usuários lideram as buscas por itens como “roupa de badminton”, “jogando badminton” e “conversa fiada sobre badminton”.

  • O amor é hippie: é possível esperar que vários casamentos em 2024 sigam a estética hippie, que fez sucesso na década de 1970. São inspirações como as flores por todo lado, os detalhes boho e música disco.

  • Sem desperdício: pesquisas como “receitas com sobras” apontam que usuários do Pinterest estão de olho na nova tendência de reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

  • Mais é mais: Millenials e a Geração Z estão procurando looks grandes para combinar com seus estilos ousados, com roupas e acessórios grandiosos.
“Mais é mais” | Foto: Pinterest
  • País tropical: om o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, o Pinterest aponta que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.

  • De corpo inteiro: em 2024, a Geração Z e os Boomers vão mostrar que rituais dignos de spa merecem mais espaço em suas rotinas. O Pinterest registrou um aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

  • Devagar e sempre: pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira são comportamentos esperados para 2024. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a Geração Z e os Millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.

  • Papo profundo: as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

  • Chá de fofura: depois da febre do chá revelação, pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

  • Gótico sertanejo: com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pessoas da Geração Z e Boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.
“Gótico sertanejo” | Foto: Pinterest
  • A nova era do jazz: em 2024, Millennials e Geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.

  • Cada um no seu aquário: com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os Millennials e a Geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

  • Combate ao estresse: em 2024, a Geração Z e os Millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.

  • Economia divertida: com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a Geração Z e os Millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.

  • Picape lifestyle: usuários da Geração Z e Boomers lideram essa tendência, com pesquisas como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

  • Metal sensacional: Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]