A publicidade desempenha um papel fundamental no Código de Defesa do Consumidor. E não é para menos, afinal, ela atua como uma ferramenta de informação e comunicação entre as empresas e os consumidores. Ademais, é através da publicidade que a divulgação de produtos, serviços e promoções que os negócios conseguem ter relacionamentos mais confiáveis com o mercado.
Ademais, através da publicidade, os consumidores podem ser informados sobre as características e benefícios dos produtos, bem como comparar opções. E isso auxilia na tomada de decisão, permitindo que as pessoas façam escolhas mais bem fundamentadas. Por conseguinte, a publicidade contribui para a transparência nas relações de consumo. Em outras palavras, a ação permite que as empresas forneçam informações claras e precisas sobre os produtos. Por analogia, ocorrência de práticas enganosas podem ser mais facilmente identificadas – e evitadas.
Publicidade é expansão
Junto com a publicidade, vem a expansão, fator crucial para o crescimento e sucesso das empresas, bem como para o benefício dos consumidores. Quando uma empresa se expande, ela abre portas para novas oportunidades de desenvolvimento econômico, melhoria da qualidade de vida e criação de empregos e renda.
E uma prova de expansão mais publicidade está no PicPay.
Com essa incursão no mercado de mídia, o PicPay se torna pioneiro na América Latina ao integrar anúncios em seu aplicativo de serviços financeiros, proporcionando uma nova forma de monetização e fortalecendo sua marca.
A nova unidade de negócios possui como objetivo a criação de um ecossistema de publicidade eficiente, beneficiando tanto os usuários quanto os anunciantes.
Por meio dessa integração, o PicPay já oferece aos seus usuários anúncios personalizados, levando em consideração seu perfil de consumo e preferências individuais.
Segmentação detalhada
Com uma base de usuários cada vez mais sólida e um amplo alcance no mercado, o PicPay se posiciona como uma plataforma valiosa para marcas e anunciantes alcançarem, com a publicidade, seus públicos-alvo de maneira mais assertiva.
Funciona assim: por meio de ferramentas de segmentação detalhadas, os anunciantes conseguem direcionar suas campanhas para pessoas com interesses e características específicas, aumentando a efetividade e o retorno sobre o investimento.
Ao integrar anúncios à jornada do usuário, o PicPay busca criar uma experiência de publicidade fluída e não intrusiva. A ideia é garantir que os anúncios sejam relevantes e valiosos para os consumidores, agregando valor à sua experiência no aplicativo. Tudo isso sem comprometer a privacidade e a segurança dos dados, garantindo que todas as informações sejam tratadas de acordo com as legislações vigentes.
Com essa iniciativa, o PicPay reforça seu compromisso em ampliar suas funcionalidades além dos serviços financeiros. E mais: ao se tornar pioneiro na integração de anúncios em um aplicativo financeiro na América Latina, o PicPay está na vanguarda da transformação digital e demonstra sua capacidade de adaptar-se às mudanças do mercado.
Publicidade como multiplicadora de ativos
O PicPay anuncia sua entrada no mercado de mídia, sendo a pioneira do setor na América Latina a integrar publicidade à jornada de um aplicativo de serviços financeiros. A nova unidade de negócio foi obtida em 2023.
O lançamento, que estava em fase de teste desde setembro de 2023, já conta com cerca de 20 clientes. A expectativa para 2024 é multiplicar por 10 o faturamento.
Esse percentual posiciona a empresa para atender a um mercado avaliado em US$ 8 bilhões somente no Brasil em 2022. Mais de 80% desse investimento em mídia é direcionado ao mobile, segmento no qual o PicPay possui forte presença. Ao todo, são mais de 36 milhões de clientes ativos. Nos próximos três anos, até 2027, a expectativa é que esse ramo cresça aproximadamente 60%, segundo a empresa de pesquisa de mercado Insider Intelligence.
“A inclusão de publicidade nas plataformas já é uma realidade em diversos mercados, especialmente no varejo. Em suma, acreditamos que o setor financeiro passará por um processo similar. Com a natureza disruptiva do PicPay, fazia sentido nos posicionarmos como pioneiros e incluir anúncios também na jornada do app. Em síntese, com essa inovação, aproveitaremos a oportunidade de negócios sem prejudicar a experiência dos nossos clientes”, afirma Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay.
Escala e pontos de contato
Além da escala de sua base de clientes, o PicPay se destaca por sua capacidade de conhecer profundamente o usuário e compreender seu comportamento. Para isso a empresa se dedica a coletar e tratar devidamente os “dados proprietários”, conhecidos no mercado como dados de primeira parte.
Enquanto outros aplicativos estão presentes em momentos específicos do dia, o ecossistema do PicPay faz parte de diversas rotinas diárias. Seja para efetuar um pagamento no cartão ou boleto, realizar uma compra no Shop, aplicar dinheiro, não importa. Além de gerenciar contas e investimentos de outros bancos em um único app, por meio do Open Finance, estamos presentes na vida das pessoas. Nesse ínterim, os números de fevereiro deste ano apontam que a empresa detinha 16,5% do market share de todos os consentimentos. Isso significa mais de sete milhões de autorizações.
“São milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias e mais de 3 bilhões de interações por mês. Isso potencializa o alcance das marcas, com alta capacidade de segmentação. A consequência é que conseguimos elaborar campanhas para todas as etapas do funil, com segurança da marca e de acordo com o objetivo do anunciante. Estamos vivendo um novo momento do mercado, que precisa se preparar para o fim dos cookies [que coletam dados dos usuários em navegadores]”, destaca Julião.
App está em 99% do Brasil
O PicPay também se beneficia de sua capilaridade, que alcança 99% do território nacional, com um em cada quatro brasileiros utilizando o aplicativo. Isso se deve ao reconhecimento da marca, que em 2023 foi o segundo aplicativo de finanças mais baixado no país.
Julião acrescenta que outro benefício do PicPay Ads é a oportunidade de estar conectado à rede Google. Isso permite que os anunciantes comprem mídia de forma unificada e tenham uma visão completa de suas campanhas e KPIs. Para avançar de forma sólida no mercado de publicidade, o PicPay está em conversas com as maiores agências do Brasil. Na visão da plataforma, essa é uma “forma inteligente de trazer novos parceiros para o ecossistema financeiro”.