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Pessimismo do consumidor paulistano cresce em março

Pessimismo do consumidor paulistano cresce em março

Mês reflete escalada do pessimismo, mostra índice da FecomercioSP

Em março, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 89,3 pontos, revelando uma queda de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

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No comparativo anual, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou alta de 3,6%, demonstrando que, apesar da situação atual ser ruim, a expectativa com o futuro ainda é otimista. Segundo a assessoria econômica da entidade, a queda do ICC foi motivada pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), um dos componentes do indicador, que recuou 48,2% em relação a fevereiro de 2015.

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Para a FecomercioSP, a queda no ICC em março reflete a escalada do pessimismo em relação ao presente, embora mostre que o consumidor está um pouco mais otimista em relação ao futuro na comparação com o mesmo período do ano passado. Os resultados apontam muito mais para uma acomodação do patamar de pessimismo do que propriamente para a recuperação da confiança.

A entidade reforça ainda que o consumidor paulistano continua pessimista sobre as condições socioeconômicas atuais, principalmente por causa da deterioração do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, a inflação segue elevada e o crédito está mais caro – o que afeta ainda mais o orçamento das famílias.

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