O uso de cartões pré-pagos cresceram no cenário brasileiro onde os consumidores estão mais atentos em gastar somente o que seus bolsos têm disponível no momento. Neste contexto, qual tem sido o uso desse formato de pagamento pelos brasileiros? Pesquisa realizada pela Acesso monitorou as transações realizadas entre os meses de setembro de 2016 e julho de 2017 e revelou que a categoria de serviços lidera o ranking de uso dessa modalidade de pagamento.
Vale destacar que a liderança ocorreu em todos os meses da análise, de modo que neste período, os gastos tiveram um crescimento de 273% no total, ou seja, mais que o triplicaram. A alimentação também apresentou grande crescimento no período de pesquisa, com crescimento de 323%.
Em panorama sobre as outras linhas de gastos, o estudo levantou a evolução de investimentos em 28 categorias diferentes, incluindo TV a Cabo, Saúde, Roupas, Seguros, entre outras. Um interessante dado que revela mudança de comportamento no ápice da crise econômica está relacionado às despesas com lojas de departamento. Este segmento ficou abaixo de “Postos de Combustível”, “Hotelaria” e “Entretenimento e Lazer” no total por consumo.
Para Jack Blumen, Gerente Nacional de Vendas da Acesso, os números revelam que esse meio de pagamento tende a se consolidar cada vez mais entre o público que tem receio de virar “refém” dos bancos. “Os dados mostram a utilização cada vez maior dos cartões pré-pagos no dia a dia dos brasileiros, consolidando-se como uma opção segura para quem deseja adquirir algum produto ou serviço, mas não possui conta em banco”, diz.
Uber e iTunes: empresas lideram ranking dos cartões
O transporte emergencial e o download de músicas, respectivamente, são os principais gastos entre o público que opta por pagar com essa modalidade de cartão. Uber e iTunes são as marcas favoritas dos usuários de cartões pré-pagos, de modo que o aplicativo de transporte é o lider no ranking de compras nacionais. Depois do iTunes, Amazon e AliExpress, gigantes do e-commerce, ocupam a segunda e terceira posições no ranking de compras internacionais. A plataforma de streaming Netflix e a plataforma de vendas Mercado Livre estão nas duas primeiras posições em volume de gastos no Brasil.