/
/
Pesquisa mostra que marcas de cerveja não fazem boa comunicação com as mulheres

Pesquisa mostra que marcas de cerveja não fazem boa comunicação com as mulheres

Em um gráfico divulgado pelo estudo, é possível ver que há uma grande insatisfação do público feminino com marcas de cerveja

Um estudo realizado pela Kantar, empresa de insights e consultoria, mostrou que alguns ramos precisam melhorar a comunicação com as mulheres.  Segundo  o estudo “What Women Want”, marcas de cerveja e serviços financeiros não fazem uma boa publicidade em relação ao público feminino.
A pesquisa foi realizada com 410 mulheres para chegar ao resultado. As envolvidas passaram por entrevistas, em que deveriam identificar o nível de satisfação com notas de de 1 à 100.


“Muitas marcas se mantêm arraigadas a estereótipos antigos e perdem a oportunidade de se tornarem aliadas das mulheres”

Valkiria Garré,
CEO da divisão insights da Kantar Brasil.


Marcas precisam melhorar

Cerveja
Em um gráfico divulgado pelo estudo, é possível acompanhar pontos que representam cada uma das marcas. A imagem mostra que há uma grande insatisfação do público feminino com empresas de cerveja. A publicidade envolvendo as marcas de bebidas alcoólicas por muitas vezes foi protagonizada pela objetificação do corpo feminino.
Atualmente, o cenário melhorou, mas muitas mulheres ainda sentem  uma carência desse segmento. “As marcas de cerveja, cuja publicidade por muito tempo era protagonizada pela mulher com pouca roupa, são as que têm o maior desafio para conquistar o gênero feminino como aliado, principalmente quando falamos das mulheres com uma baixa autoestima”, expôs o artigo.
As marcas do mundo financeiro e operadoras de telefonia também não andam muito bem em relação à comunicação com este público. “As empresas financeiras, por exemplo, podem trabalhar o tema da autonomia financeira das mulheres, desempenhando um papel ativo para o empoderamento feminino – dimensão bastante relevante à autoestima”.
Por outro lado,  as empresas de beleza aparecem como as que mais conseguem se conectar com as mulheres – independentemente do nível da autoestima da entrevistada. “Algumas marcas do mundo financeiro e as operadoras de telefonia também têm muito a aprender com aquelas de beleza, que conseguem se conectar muito bem com as mulheres”, ressalta o artigo.

Relação com a autoestima

Pesquisa
A pesquisa destaca cinco tipos de autoestima: representatividade, financeira, sexual e corporal, liberdade de pensamento e expressão, representatividade e conexões sociais. A representatividade é que a está relacionada a imagem diversificada das mulheres na mídia e na esfera pública.
No estudo esse quesito se mostra como um dos mais baixos, com 16%.  “Embora nossa pesquisa mostre que ainda temos trabalho a fazer para elevar os níveis de autoestima e alcançar a verdadeira igualdade entre os gêneros, sabemos que as marcas podem estar do lado certo da história desempenhando um papel ativo nesse empoderamento – em benefício da sociedade assim como delas mesmas”, disseram.

O que as mulheres querem ?

Segundo o documento, as mulheres esperam que as marcas consigam entender as coisas que são realmente importantes para o seu empoderamento de uma forma natural e verdadeira. “Elas querem retratos na mídia que irão construir a autoestima para muitos, sem diminuí-las para os outros. Elas querem ver mais verossimilhança. Isso significa realmente “fazer o que prega” das credenciais de publicidade e marketing. O desafio está estabelecido – e é de todos nós para enfrentá-lo”, destaca o estudo.


LEIA MAIS 

A economia da locação: o que esperar desse mercado?

Tinder terá espaço para matchs “da vida real” durante Rock in Rio

Igualdade de gênero poderia gerar US$ 5 trilhões à economia global, diz estudo


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]