Pesquisar
Close this search box.
/
/
Personalização em jogo: um saldo positivo na experiência do cliente

Personalização em jogo: um saldo positivo na experiência do cliente

Entenda como a Printi, gráfica especializada em produtos personalizados, revolucionou o customer experience das PMEs

Com a onda de investimentos em customer experience (CX), a palavra do momento, as empresas passaram a investir em outros atributos para atender e até superar as expectativas do consumidor. E o caminho, notou-se ao longo desses dois últimos anos, esteve muito voltado à personalização.

Para o varejo eletrônico, que lida com uma alta concorrência, personalizar itens digitais e físicos foi quase uma necessidade. Em prol do CX, a maneira de encaixar essa personalização do e-commerce veio, muitas vezes, por meio da embalagem dos produtos e dos “mimos” que acompanham os pedidos.

Esse tipo de personalização, que vem em uma embalagem mais bem apresentada, com carimbos, figurinhas, marca página, entre outras delicadezas personalizadas, fez com que a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, visse um crescimento desenfreado. No último ano, para se ter ideia, a empresa cresceu 220% em suas demandas.

“A intenção de investir em novos equipamentos sempre existiu, e o aumento da demanda durante a pandemia — o dobro do ano anterior — foi o que impulsionou nossa decisão”, explica Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi. “Nossa movimentação de trazer uma nova impressora e outros maquinários, focados em rótulos e adesivos surgiu como resposta para as novas necessidades dos nossos clientes”.

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente

Uma jornada de personalização que tem tudo a ver com a experiência do cliente

Esse visível aumento da Printi é um resultado expressivo de investimento em personalização. E, diante da demanda dos clientes, a própria empresa passou a investir mais em itens personalizados, além de promover uma experiência mais fluida e memorável — algo importante durante a pandemia, período no qual boa parte das gráficas teve que fechar as portas.

“Nos tornarmos referência em experiência do cliente no e-commerce é um dos grandes objetivos da Printi. Investimos em pesquisas com nossos clientes em todos os nossos canais de comunicação, nosso time de tecnologia está sempre em busca de tornar o processo de compra em nosso site mais fácil (item super importante quando pensamos em clientes leigos no que diz respeito à design e produção gráfica) e, ao contrário de outros e-commerces, temos um time próprio de relacionamento com o cliente — o que reforça nossa seriedade em oferecer a melhor experiência”, comenta o executivo.

Leia mais: A experiência como ponto de equilíbrio entre o cliente e o colaborador

Ele salienta, ainda, que essa personalização tem saldo positivo tanto para as gráficas como um todo quanto para os varejistas do e-commerce, em especial para as PMEs. “Muito mais do que oferecer uma variedade enorme de produtos personalizados, trabalhamos diariamente para facilitar o acesso de micro e pequenos negócios a materiais gráficos de qualidade. A Printi obviamente tem capacidade para atender a todos os tamanhos de empresas, mas entendemos o nosso papel no apoio aos negócios em estágio inicial, já que essa também já foi a nossa história um dia”, pontua Fábio.

Um caso de sucesso fora no e-commerce

Tão garantida é a personalização da jornada para o consumidor — algo que é válido para todos os tamanhos de corporações — que uma simples mudança na embalagem e na comunicação visual com o cliente pode transformar os números do faturamento das empresas.

Emily Naranjo, dona da UmaTipo, loja de produtos de papelaria, comenta o quanto a personalização foi essencial para que seu empreendimento ganhasse força nos últimos meses. “Por trabalharmos apenas com produtos com design próprio e autoral, a personalização esteve presente desde o início, deixando tudo a nossa cara — desde os produtos, até os itens do unboxing, embalagens e brindes. Sempre busquei produzir com fornecedores que dão essa autonomia para o cliente poder personalizar cada pedacinho do produto, a fim de tornar ele único e exclusivo da minha empresa”, explica ela.

Conheça o Mundo do CX

Ela destaca, ainda, que o resultado para o cliente foi muito positivo. “Acho que uma das mudanças que mais fizeram a diferença por aqui foram as embalagens personalizadas. Agora com as embalagens personalizadas, além das próprias clientes muitas vezes comprarem para poder ganhar a caixa, percebi que quando vamos enviar os pedidos nas transportadoras, sempre há olhares curiosos e até comentários do tipo ‘nossa, que caixa linda’, ‘dá vontade de comprar só pela caixa’”, finaliza.


+ Notícias

Prefixo 0303 e os desafios da conversão personalizada

A terceira via da saúde 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]