/
/
Personalização é chave para engajamento de clientes na América Latina

Personalização é chave para engajamento de clientes na América Latina

Relatório de Engajamento do Cliente na América Latina 2023 destaca que mais da metade dos consumidores sentem-se frustrados com comunicações genéricas

Personalização é um fator-chave para o engajamento do cliente na América Latina. Mais da metade (58%) dos consumidores sentem-se frustrados com as comunicações genéricas e inconsistentes recebidas das marcas, de acordo com um estudo realizado este ano.

O Relatório de Engajamento do Cliente na América Latina 2023 feito pela MoEngage analisou mais de 20 bilhões de mensagens enviadas e 4 bilhões de interações entre clientes e empresas. Além disso, pesquisas foram feitas com 3250 consumidores, oferecendo insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores na região.

Leia mais:
Geração Z é a mais infiel às marcas: “diferencial é autenticidade”, afirma Casimiro

Personalização: o fator-chave para o engajamento do cliente na América Latina

Com a expansão da conectividade e o aumento do acesso à internet, tornou-se essencial para as empresas adotarem estratégias baseadas em dados para compreender as preferências e necessidades dos consumidores. Segundo o relatório em 2022 a taxa de acesso à internet atingiu 66,1% na América Latina. Brasil e Chile registraram taxas de 70,20% e 82,30%, respectivamente. Com a transição para redes 5G em andamento, as empresas enfrentam uma pressão crescente para adotar a transformação digital e atender às demandas dos consumidores.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Compreendendo os canais adequados para diferentes objetivos

Uma das principais conclusões do relatório é a importância de compreender quais canais de comunicação são mais eficazes para diferentes objetivos. Por exemplo, enquanto o WhatsApp desponta como o canal de crescimento mais rápido para lembretes e alertas de renovação de assinatura no Brasil, os chilenos preferem receber anúncios de novos produtos por e-mail. Essas informações são cruciais para que as empresas aprimorem suas estratégias de engajamento e ofereçam uma experiência mais personalizada aos seus clientes.

O valor dos dados proprietários no engajamento do cliente

À medida que as empresas buscam reduzir a dependência de dados de terceiros, os dados proprietários tornam-se cada vez mais essenciais para aumentar a probabilidade de uma compra e impulsionar o valor ao longo do ciclo de vida do cliente (LTV – Life Time Value). O relatório destaca que, ao aproveitar esses dados primários, as marcas podem compreender os padrões de comportamento do cliente e determinar suas preferências. Além disso, podem  oferecer recomendações mais precisas no momento certo e no canal de comunicação adequado.

Conheça o Mundo do CX

Ofereça experiências únicas e personalizadas

O relatório também revela que a personalização desempenha um papel fundamental no engajamento do cliente. Cerca de 27,7% dos consumidores desejam receber comunicações personalizadas com base em seu histórico de compras, enquanto 22,7% preferem que suas preferências e interesses sejam considerados, como categorias favoritas, compras repetidas e produtos da lista de desejos. Compreender essas preferências individuais é essencial para oferecer recomendações mais precisas e relevantes, garantindo uma experiência personalizada e satisfatória ao cliente.



+ NOTÍCIAS
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta
Como e por que reimaginar a marca para aprimorar a experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]