/
/
Você sabe o que é Permanxiety ou Estado de Ansiedade Permanente?

Você sabe o que é Permanxiety ou Estado de Ansiedade Permanente?

Termo surgiu para definir estado de espírito de viajantes diante de questões como o terrorismo ou as mudanças climáticas, mas serve para designar uma condição de tensão com o mundo atual que pode ser sentida por qualquer pessoa

Você pode não ter ouvido falar ainda desse termo. Mas a palavra Permanxiety já virou hashtag no Twitter e tem reportagens internacionais dedicadas a ela. Seu significado tem muito a ver com a o momento ultraconectado em que se vive atualmente, mas também com as mudanças cada vez mais bruscas no clima, na configuração geopolítica do mundo, nos conflitos raciais e no terrorismo. Segundo a Skift.com, plataforma global de inteligência para viagens, Permanxiety é um estado quase constante de ansiedade. E pode ser sentido independentemente do país no qual você estiver.

Inicialmente, a expressão era apenas para se referir à sensação que certos viajantes tinham. Mesmo com a ajuda da tecnologia em gadgets e apps, eles mantinham estado de constante tensão acerca de acontecimentos que não podiam controlar, mas que poderiam impactar bastante suas experiências de viagem.

O pico para esse sentimento, segundo a plataforma Skift, se deu em 2018, quando dois tsunamis atingiram a Indonésia, um furacão arrasou a Carolina do Norte e incêndios fortíssimos ocorreram na Califórnia. Na mesma época, visitantes de uma feira de Natal, em Estrasburgo, na França, foram atacados quando um homem abriu fogo no local matando cinco pessoas e ferindo 11.

Esse estado permanente de ansiedade é potencializado pelas ultra-conectividades nas redes sociais, que trazem notícias de forma praticamente infinita, não importa onde você esteja.

O frenesi que se cria a cada atualização tem ainda mais efeito quando se está fora de casa, em uma situação de total dependência do funcionamento de outras instituições ou regras de comportamento que nem sempre aquele que viaja está familiarizado.

É importante ainda lembrar que uma enorme parte do fluxo de movimentações de turismo atualmente se dá por conta dos negócios ou seja – nem sempre a pessoa escolheu estar naquele destino por certo período de tempo.

É como diz uma matéria do jornal norte-americano The New York Times, que também aborda o assunto: “É difícil dizer onde termina seu transtorno de ansiedade e onde começam as notícias reais”.

Se antes, apenas os viajantes fora de sua zona de conforto se sentiam pressionados por uma realidade complexa e que muda a todo instante, hoje boa parte das pessoas pode estar sentindo o mesmo aperto no peito todos os dias. Em tempos de polarização política mundo afora não é errado dizer que estamos nos acostumando a isso.

A Permanxiety também gera, como contrapartida, toda uma série de gadgets e aplicativos destinados a combater essa ansiedade que nunca vai embora. Aumentam os downloads de apps de meditação ou ioga; programas mapeiam os movimentos do seu corpo para você não ficar muito tempo parado; controles digitais regulam o tanto de tempo em que se passa conectado às redes sociais. Tudo isso como forma de relaxar e neutralizar os efeitos desse modo de sentir.

A Skift.com sustenta ainda que o termo surgiu primeiro no ambiente das viagens por um motivo muito claro: a culpa do estresse que a pessoa precisa passar para ir de um destino ao outro. Nessa lista estão os aeroportos e suas medidas superrestritivas de acesso (e segurança), o pouco conforto das poltronas dos aviões, o trânsito, e a possibilidade de ser um alvo fácil para terroristas em cidades como Paris ou Londres, destinos tanto de lazer quanto de business.

O sentimento de ansiedade está profundamente ligado à nossa incapacidade de lidar com incertezas. Pensando se o seu voo vai ser cancelado ou não; ou nos resultados da próxima eleição para presidente dos Estados Unidos, é bem capaz que tanto quem está de passagem, quanto quem ficou em casa depois de um dia de trabalho, acabe atingido pela Permanxiety. O bom é que pelo menos sabendo que ela existe fica mais fácil de identificá-la e fugir desse sentimento. Afinal, viajar é bom e não deveria causar ansiedade em ninguém.


+ NOTÍCIAS 

Estresse das mudanças climáticas está causando nova doença: a eco-ansiedade

Como a ansiedade afeta a relação entre marcas e consumidores?

Comportamento do consumidor: esse nosso desconhecido


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]