Para conhecer os hábitos e traçar o perfil dos internautas que são a favor ou contra as ciclovias, a E.life, empresa de análise e monitoramento de redes sociais, realizou um estudo utilizando a metodologia de monitoramento de redes sociais centrada no consumidor, entre janeiro de 2014 e julho de 2015 junto a usuários do Twitter.
Para realizar o estudo, foram selecionados 539 usuários que mencionam ser a favor e 539 que são contra. Em seguida, foram coletados 215 mil tweets das timelines dos dois grupos no período.
Por parte dos usuários que não compactuam com as faixas para bicicleta o levantamento aponta que as hashtags de maior destaque foram contra a presidente Dilma, (@dilmabandida, @forapt, @vemprarua16ago, @foradilma e @dilmavaicairja).
Na base de quem é a favor, destaque para promoções de operadoras de celular (@operacaobetalab e @timbeta).
Já os perfis mais mencionados ou retuítados pelos internautas a favor das ciclovias foram @youtube, @paulogarciapt( prefeito de Goiânia), @brasil247, @estadao e @folha. Os internautas que são contra mencionaram mais os perfis @marisascruz, @veja, @gnatalini (vereador de São Paulo), @senador caiado e @blogdopim(colunista da Veja).
O estudo levantou também os dispositivos mais utilizados para acessar o Twitter e comentar sobre as ciclovias. Dos contrários, 56% têm aparelhos com sistema operacional Android, 29% iPhone e 9% iPad. Dos favoráveis, 37% utilizam Android, 22% iPhone e 7% Windows Phone.
LEIA MAIS:
4 novas funções do Facebook no atendimento ao consumidor
Por que nos tornamos dependentes de celular e redes sociais?