Pesquisar
Close this search box.
/
/
O contexto do eu e as conexões multiplicadas: o perfil da liderança do futuro

O contexto do eu e as conexões multiplicadas: o perfil da liderança do futuro

Quais são os ecossistemas que existem ao redor de nossos negócios? E como a liderança pode praticar autenticidade sem perder sua adaptabilidade? O CM Experience Summit discutiu essas questões. Confira

É crítico entender o contexto no qual definimos a liderança. E qual a ideia de liderança que temos e a expectativa que damos a quem lideramos? Essa questão sensível foi abordada de forma intensa e profunda no Consumidor Moderno Experience Summit, durante o workshop sobre “Forças Transformadoras”. E é justamente o perfil da liderança que define de que modo as empresas podem reagir diante de ambientes e épocas de mudança permanente.

Liderança é a função de ser pai das pessoas ou professor das pessoas? E como desafiamos a nós mesmos para entender de que forma somos vistos como líderes? A liderança normalmente oscila entre duas variáveis – a autenticidade e a adaptabilidade. E a autenticidade tem suas vantagens – sua mensagem traz seguidores e conduzem equipes em épocas e períodos de mudança e conseguem, no entanto, exercer essa liderança por vezes, sendo autoritários e não admitindo pontos de vista contraditórios. O seu “eu” autêntico evolui com base nas experiências da vida e pode, claro, ganhar novas matizes e competências.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Stuart Hardy, da Berlin School, cita o exemplo comum de grandes jogadores de futebol que quando são alçados a capitães de seus times veem sua performance decair porque certamente não estão preparados para liderar. E isso é reflexo de sua autenticidade, de suas forças e fraquezas, e uma delas é exercer uma liderança técnica e não necessariamente uma liderança pessoal.

Por outro lado, o líder adaptável muitas vezes entra em contradição com sua autenticidade, justamente por procurar se adaptar a diferentes contextos. Quanto um líder deve se adaptar para poder fazer frente a diferentes contextos? E é possível sermos autênticos adaptáveis ou adaptáveis autênticos? Qual é a calibragem entre esses dois extremos, ainda mais em épocas de incerteza e mudança como a atual?

Dessa forma, questionando de forma contínua, o coach da Berlin School lembrou da introdução dos softwares nas companhias e o tipo de pensamento que a lógica de desenvolvimento dessas tecnologias impôs. Os sistemas de software trouxeram uma nova maneira de pensar e introduziram a noção de interfaces e metodologias que pudessem ser conectadas e orquestradas de forma efetiva e colocadas para funcionar velozmente. Para Stuart, o pulo do gato, o gatilho, é pensar sempre em interfaces. De que modo criamos interfaces eficientes, capazes de plugar e desplugar com velocidade para se adaptarem de modo dinâmico à realidade é às forças transformadoras.

Aspectos humanos da liderança

“A emoção é um tópico forte, quente e essencial para avaliarmos a qualidade da liderança”. Quais as atitudes esperadas de um líder para os próximos anos? A base é a capacidade de demonstrar confiabilidade. Um líder precisa demonstrar resistência, confiabilidade, ter credibilidade e capacidade de criar intimidade com o time. Líderes engajam porque criam vínculos extremos com a equipe para que possa ser seguido mesmo nos momentos mais críticos. A liderança precisa mostrar que entende os problemas das pessoas, as necessidades do time. Normalmente, a liderança autoritária, ou que é vista como “chefe”, é normalmente insensível às necessidades e problemas reais do time e confunde profissionalismo com paternalismo.

Consumidores procuram líderes

O curioso é que as características necessárias à liderança nas empresas são as mesmas buscadas pelos clientes e consumidores. Stuart ressalta que plataformas como o AirBnb funcionam porque dão ao cliente o poder de acreditar. Até mesmo de acreditar que estão no controle. Uma provocação incisiva do coach da Berlin School refere-se às apresentações corporativas – de empresas para empresas – nas quais sempre há um slide mostrando os clientes de quem oferece os serviços. Mas até que ponto essa orientação faz sentido para o cliente. A apresentação é sobre você ou sobre o cliente?

Um verdadeiro líder manifesta sua posição com base no que entende sobre o outro.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]