Pesquisar
Close this search box.
/
/
O contexto do eu e as conexões multiplicadas: o perfil da liderança do futuro

O contexto do eu e as conexões multiplicadas: o perfil da liderança do futuro

Quais são os ecossistemas que existem ao redor de nossos negócios? E como a liderança pode praticar autenticidade sem perder sua adaptabilidade? O CM Experience Summit discutiu essas questões. Confira

É crítico entender o contexto no qual definimos a liderança. E qual a ideia de liderança que temos e a expectativa que damos a quem lideramos? Essa questão sensível foi abordada de forma intensa e profunda no Consumidor Moderno Experience Summit, durante o workshop sobre “Forças Transformadoras”. E é justamente o perfil da liderança que define de que modo as empresas podem reagir diante de ambientes e épocas de mudança permanente.

Liderança é a função de ser pai das pessoas ou professor das pessoas? E como desafiamos a nós mesmos para entender de que forma somos vistos como líderes? A liderança normalmente oscila entre duas variáveis – a autenticidade e a adaptabilidade. E a autenticidade tem suas vantagens – sua mensagem traz seguidores e conduzem equipes em épocas e períodos de mudança e conseguem, no entanto, exercer essa liderança por vezes, sendo autoritários e não admitindo pontos de vista contraditórios. O seu “eu” autêntico evolui com base nas experiências da vida e pode, claro, ganhar novas matizes e competências.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Stuart Hardy, da Berlin School, cita o exemplo comum de grandes jogadores de futebol que quando são alçados a capitães de seus times veem sua performance decair porque certamente não estão preparados para liderar. E isso é reflexo de sua autenticidade, de suas forças e fraquezas, e uma delas é exercer uma liderança técnica e não necessariamente uma liderança pessoal.

Por outro lado, o líder adaptável muitas vezes entra em contradição com sua autenticidade, justamente por procurar se adaptar a diferentes contextos. Quanto um líder deve se adaptar para poder fazer frente a diferentes contextos? E é possível sermos autênticos adaptáveis ou adaptáveis autênticos? Qual é a calibragem entre esses dois extremos, ainda mais em épocas de incerteza e mudança como a atual?

Dessa forma, questionando de forma contínua, o coach da Berlin School lembrou da introdução dos softwares nas companhias e o tipo de pensamento que a lógica de desenvolvimento dessas tecnologias impôs. Os sistemas de software trouxeram uma nova maneira de pensar e introduziram a noção de interfaces e metodologias que pudessem ser conectadas e orquestradas de forma efetiva e colocadas para funcionar velozmente. Para Stuart, o pulo do gato, o gatilho, é pensar sempre em interfaces. De que modo criamos interfaces eficientes, capazes de plugar e desplugar com velocidade para se adaptarem de modo dinâmico à realidade é às forças transformadoras.

Aspectos humanos da liderança

“A emoção é um tópico forte, quente e essencial para avaliarmos a qualidade da liderança”. Quais as atitudes esperadas de um líder para os próximos anos? A base é a capacidade de demonstrar confiabilidade. Um líder precisa demonstrar resistência, confiabilidade, ter credibilidade e capacidade de criar intimidade com o time. Líderes engajam porque criam vínculos extremos com a equipe para que possa ser seguido mesmo nos momentos mais críticos. A liderança precisa mostrar que entende os problemas das pessoas, as necessidades do time. Normalmente, a liderança autoritária, ou que é vista como “chefe”, é normalmente insensível às necessidades e problemas reais do time e confunde profissionalismo com paternalismo.

Consumidores procuram líderes

O curioso é que as características necessárias à liderança nas empresas são as mesmas buscadas pelos clientes e consumidores. Stuart ressalta que plataformas como o AirBnb funcionam porque dão ao cliente o poder de acreditar. Até mesmo de acreditar que estão no controle. Uma provocação incisiva do coach da Berlin School refere-se às apresentações corporativas – de empresas para empresas – nas quais sempre há um slide mostrando os clientes de quem oferece os serviços. Mas até que ponto essa orientação faz sentido para o cliente. A apresentação é sobre você ou sobre o cliente?

Um verdadeiro líder manifesta sua posição com base no que entende sobre o outro.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]