O número de pedidos de falência de empresas no País caiu 14,1% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. Em relação a dezembro, a queda foi de 23,3%. No primeiro mês do ano, 79 empresas pediram falência, contra 103 em dezembro e 92 em janeiro de 2017.
A maior queda ocorreu entre as micro e pequenas empresas: 46 pediram falência em janeiro deste ano, contra 53 de janeiro de 2017.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Ainda assim, esse tipo de empresa é a que mais sofre e tem maiores dificuldades de encontrar soluções que evitem a falência. As micro e pequenas empresas representam a maior parte dos pedidos de janeiro.
Do total dos pedidos as médias empresas somaram 15 pedidos e as grandes, 18 pedidos.
A retomada da economia e queda dos juros, que possibilita o destravamento do crédito, têm ajudado as companhias a se recuperar.
Leia também
Movimento de consumidores em lojas do País cresceu 6%
Recuperação judicial
O indicador também mensura o número de pedidos de recuperações judiciais. Em janeiro foram requeridos 63 pedidos de recuperações judiciais, queda de 23,2% em relação a janeiro de 2017. Já em relação a dezembro, os pedidos caíram 46,6%.
As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial em janeiro de 2018, com 32 pedidos, seguidas pelas médias (15) e pelas grandes empresas (16).
Leia também
Shoppings iniciam o ano com fluxo maior, segundo a Abrasce