Pesquisar
Close this search box.
/
/
Para onde caminha o varejo: insights e tendências quentes para orientar a sua estratégia

Para onde caminha o varejo: insights e tendências quentes para orientar a sua estratégia

Shoptalk reúne especialistas em pesquisa e plataformas digitais para apresentar o que vai realmente mudar a cara do varejo mundial. Vale a pena conferir o que eles disseram

Enquanto o Brasil vai paulatinamente superando anos de recessão e estagnação, o mundo, em diferentes níveis enfrenta os desafios de uma mudança incessante. Em comum, a necessidade de repensar o destino e as perspectivas do varejo como negócio. “Os novos insights da evolução do varejo na visão de organizações de pesquisa” foi o o tema do painel no Shoptalk que reuniu Mark Berry, Vice-Presidente da Ipsos Marketing, Ken Cassar, Vice-Presidente e Analista Principal da Rakuten Intelligence e Piers Fawkes, fundador da PSK.

Já se sabe que a Transformação Digital é inevitável e sua adoção estabelece quais empresas serão mais aptas a enfrentar uma realidade distinta daquela que moldou o varejo por mais de um século. O Shoptalk trouxe uma discussão pertinente e urgente sobre essas mudanças, reunindo três grandes empresas de pesquisa e produção de insights em um think tank exclusivo.

Partindo de dados recentes que sinalizam modelos para que varejistas e marcas entendam o comportamento dos clientes até o desenho de sofisticados painéis de tendências, Ken Cassar destacou a capacidade da Rakuten de obter dados nos mais diversos dispositivos. O executivo destacou a mudança nos Centros de Distribuição, entrega rápida, experiência do cliente, e-commerce e sistemas de logística, o poder e a pressão exercida pela Amazon Prime, que elevou as expectativas dos clientes ao assegurar qualquer entrega em até dois dias. Toda uma nova engenharia de entrega – que no Brasil será destravada se as previsões de privatização dos correios e de aportes e investimentos em infraestrutura se confirmarem – está em desenvolvimento. A última milha é o elemento central da jornada do cliente e o ponto central da experiência. Esses foram os pontos centrais da apresentação da Rakuten, empresa global especializada em sistemas de e-commerce.

Cassar enfatizou que apesar do avanço significativo da concorrência, Amazon continua exercendo uma liderança formidável. Isso. Se deve ao incremento da velocidade da entrega. Mais de 60% de redução no tempo das duas fases essenciais da logística de entrega, do clique para para a entrega e da entrega para o endereço pedido pelo cliente, foi a conquista da Amazon nos últimos tempos. O mercado registra o avanço de novos players capazes de fazer entregas rápidas, mas em número insuficiente para constituir uma tendência. Isso porque o crescimento de competidores de entrega “lenta” avançou na mesma proporção.

Nesse sentido, será que os formatos baseados em “clique e colete” fazem sentido? será que o Omni-canal traz todas as respostas? Segundo Cassar, 27%, o formato de “clique e busque” pode representar uma vantagem representativa sobre a entrega no mesmo dia, pelo fato de que o consumidor tende a se sentir mais confortável em pegar o seu pedido no momento mais conveniente.

A tendência final, segundo o executivo da Rakuten, é entender que as lojas físicas senão agora essencialmente pequenos centros de distribuição à disposição de clientes cada vez mais ansiosos. Esses consumidores estão dispostos a pagar mais pela velocidade, para o varejista capaz de atender sua ansiedade. É evidente que a Amazon continua exercendo grande liderança no e-commerce, mas as oportunidades estão abertas para competidores que consigam dimensionar suas atividades para oferecer alternativas que permitam aos consumidores acessar pedidos de acordo com sua conveniência e expectativas.

Design de Experiência

A função das lojas físicas ganha novos contornos a partir da jornada do cliente em evolução. Novos competidores de varejo apostam em inovação para desenvolver e explorar ambientes multissensoriais que engajam os consumidores mais fortemente, combinando elementos digitais, analógicos e humanos. Quais são as oportunidades que a inovação no ambiente trazem para a evolução do varejo? Piers Fawkes, da PSK ofereceu uma visão sobre a estratégia necessária para ir além da transação. Ele define o consumidor como um “comprador essencialmente conectado”, que curte a experiência da loja e seu celular como a ferramenta essencial de compra. ele procura responsividade e visão mobile como fundamentais em qualquer formato de loja. O desafio, segundo Fawkes, é abolir gôndolas inúteis para recriar a jornada do cliente.

 O executivo recomenda que as lojas físicas sejam estruturas “plug & play”, simples de serem “transportadas de um lugar para outro” e que tragam um storytelling atrelado à arquitetura, ou seja, ao design interior. Fawkes diz que customização e personalização dependem de merchandising interativo, com fartura de tótens interativos que ampliam a oferta da loja de modo virtual. Pensar em estúdios e parcerias para co-criação também colabora para oferecer diferenciação que refletem como os consumidores são, a afinidade entre o varejista e seus clientes. Nesse sentido, parceirinho com designers e artistas da comunidade pode criar vínculos que redundem uma ligação fortemente emocional das marcas com as pessoas.

Outro caminho inovador é fomentar um marketplace de serviços, aumentando o alcance do varejista de simplesmente um local de oferta de produtos para um hub que resolve problemas. Em concordância com Ken Cassar, Fawkes também acredita que a loja física deva ser também um pequeno centro de distribuição para atender a urgência de consumidores cada vez mais ansiosos. A base, segundo o executivo, é fazer o ambiente contar a história, mensurar experiencias e não vendas, ser flexível, elevar a experiência do cliente a um nível superior.

Estratégias de interação e contato com o cliente

O avanço acelerado da tecnologia expandiu os pontos de contato com os clientes e adicionou muita complexidade à jornada do cliente. Em paralelo à revolução digital, a ciência do comportamento também evoluiu significativamente, permitindo compreender melhor o que influencia a tomada de decisões dos consumidores e a conversão das vendas. Dessa forma, a ciência auxilia os varejistas a comunicarem melhor suas ofertas nos diversos canais para melhorar o percentual de vendas. Essa mesma ciência comportamental ajuda as marcas a decifrarem os códigos que levam um consumidor a decidir a melhor comprar nos diferentes momentos. Markk Berry, da Ipsos fez a apresentação final do painel, enfocando os dados mais recentes sobre a evolução do comportamento do consumidor com base em estudos baseados em neurociência.

Mark ressaltou, em sua apresentação, que os executivos de varejo detém uma informação fragmentada sobre os hábitos e preferências dos clientes. Pensando nisso, a Ipsos, sua empresa, formou think tanks com as Universidades de Duke e Yale para compreender melhor como os consumidores tomam suas decisões. Baseado na teoria dos sistemas 1 e 2, de Daniel Kahneman e Amos Tversky, Mark disse que a compreensão de uma decisão de compra normalmente transita do sistema 1 – intuitivo, impulsivo, sempre ligado e pronto para oferecer uma decisão sem esforço. O sistema 2, ao contrário, demanda esforço, lógica e alertas para dar consistência às decisões das pessoas. Testando a decisão de pessoas ao se alimentar, sobre como escolher “alternativas saudáveis”, o pedido de uma salada sempre vem acompanhada de uma indulgencia – uma porção de batatas fritas ou carboidratos, por exemplo.

E como os clientes decidem sobre uma marca premium e uma marca própria em uma loja ou supermercado? Qual a alternativa é vista como compra “mais segura”? Quando a marca “premium” apela realmente para a segurança que seu produto representa, a escolha aumenta em 12 pontos percentuais, ou seja 34% optam por marcas tradicionais que não evocam segurança, mas 46% o fazem quando a associação com segurança é evidente.

Entender a ciência comportamental no universo do varejo “feito de dados” significa estabelecer de modo claro quais os objetivos exatos a serem atingidos na combinação dos esforços de marketing, ofertas, produtos e serviços que possam estar perfeitamente aderentes às necessidades dos clientes. Estamos diante de uma mudança transformacional na maneira de se operar o varejo e isso passa pela compreensão de como os sistemas 1 e 2 operam na mente humana.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]