Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pão de Açúcar e Extra começam a aceitar Pix nos sites e aplicativos

Pão de Açúcar e Extra começam a aceitar Pix nos sites e aplicativos

Varejistas incentivam uso do Pix no e-commerce para substituir boleto, que é duplo ponto de fricção na jornada do cliente

Logo que foi lançado, o Pix foi questionado quanto a sua penetração no varejo e no e-commerce por conta da lentidão relativa que tinha na comparação com a adesão das pessoas físicas. No P2P, o Pix se alastrou rapidamente assim que foi lançado, enquanto o varejo precisava de certa estrutura digital e treinamento de pessoal para abrir a possibilidade da transferência instantânea. Mas o varejo começou a se preparar de acordo com a agenda do Open Banking promovido pelo Banco Central (BC) e agora Pão de Açúcar e Extra são os arautos do pagamento via Pix para compras em sites e aplicativos no varejo alimentar.

Já está valendo a opção de pagamento com Pix nas plataformas de e-commerce das marcas. Para divulgar a novidade e incentivar o uso, aliás, Pão de Açúcar e Extra estão dando frete grátis às compras a partir de R$ 99 que forem pagas com Pix. A promoção vai até o último dia deste mês.

Como funciona

Nos sites das marcas, após realizar o login, o cliente seleciona a forma de entrega antes de comprar. Após selecionar os produtos, encerrar a compra, eleger data e horário para receber os produtos e avance té a opção “Pix”. Um QR Code abrirá na tela e o consumidor o lê com a câmera do celular — lembrando que também é possível copiar o código de pagamento e colar na função “Pix copia e cola” do app da instituição financeira.

Se a compra for realizada pelos aplicativos Clube Extra ou Pão de Açúcar Mais, basta copiar o código gerado e seguir com o pagamento. Depois, o cliente recebe via Whastapp todo o acompanhamento do pedido.

Pix no e-commerce e a substituição do boleto

No varejo e no e-commerce, a adoção do Pix depende de preparo de equipes e tecnologia. Hoje, o uso no comércio está deslanchando por trazer liquidez e facilitar as transações de forma geral. Com a padronização das APIs, do QR Code e construção com o mercado, soluções começam a ser implantadas no varejo. A simplicidade do método de pagamento se mantém também no e-commerce, com a singela diferença na conclusão da compra.

O Mercado Livre, que já vem adotando o Pix em seu marketplace, chegou a fazer uma pesquisa com consumidores para entender a jornada com o uso da modalidade. A pesquisa apontou que a compra no computador tem o uso do QR Code, enquanto no celular é com o “copia e cola”. No computador, conforme a pesquisa, a adoção tem sido tão boa quanto aos demais meios (como cartão), mas no celular ainda há bastante o uso do boleto. O que acontece é que alguns consumidores ainda têm alguma dificuldade para entender que o Pix requer dinheiro em conta, por exemplo.

O que tende a acontecer é os próprios marketplaces, sejam de moda, alimentícios ou outros, devem incentivar cada vez mais o uso do Pix, já que o método ajuda a resolver uma grande fricção geral do e-commerce: o tempo de entrega. O pagamento com boleto desfavorece toda a estrutura ágil dos players.

Explosão no varejo

Em abril desse ano, segundo dados do BC, o a quantidade de transferências por Pix inclusive superou as de DOC e TED no geral. No varejo eletrônico, a média de crescimento do uso da modalidade é de 50% — uma tendência que deve crescer nos próximos meses, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Spin Pay no começo deste mês. De acordo com ela, alguns setores chegaram ver o Pix aumentar em 80% desde o começo de 2021, como foi o caso de Games, Moda e Beleza/Saúde.

A pesquisa reforça que adesão do Pix no e-commerce no lugar dos boletos facilita também os processos de pagamento como um todo, além da logística.


+ Notícias

Top 10 de crescimento de varejo eletrônico tem Brasil em segundo lugar

Shoppings começam a voltar com tudo com seus superapps

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]