/
/
Panetone é item “presenteável” para maioria dos brasileiros

Panetone é item “presenteável” para maioria dos brasileiros

O bom custo-benefício do panetone tradicional e outros sabores inovadores fazem deles a escolha de presente ideal para a maioria do brasileiros no Natal

Setembro é tradicionalmente o mês de produção e distribuição de um item clássico do Natal: o panetone. Com foco em trazer cada vez mais embasamento mercadológico para seus associados, além de informações para o consumidor, a Abimapi (Associação Brasileira das Indústriasde Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou uma pesquisa exclusiva com a Kantar sobre o mercado de panetones no Brasil.

De acordo com o levantamento, cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem, em média, dois panetones por ano, gerando uma interação de mais de 65 milhões de vezes da indústria com o shopper, totalizando um faturamento de R$ 725 milhões e volume de vendas de 42,5 mil toneladas de panetones consumidas no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.

“Os dados mostram a importância dos panetones para a indústria de alimentos e para a economia do país. É uma categoria que movimenta milhões e alcança milhares de lares em todo o Brasil, gerando empregos e contribuindo para o nosso desenvolvimento econômico”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

Em 2022 o faturamento foi de cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 48 mil toneladas de produtos. “No final de 2022 atravessamos um cenário de inflação e de bolsos mais apertados, o que gerou desafios de ticket”, explica Zanão. “A expectativa é que, neste período sazonal (novembro de 2023 a janeiro de 2024), com a queda da inflação e aumento do poder de compra, a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas”, pontua.

Melhoria do cenário econômico brasileiro (crescimento do PIB, estabilização de preços, menor taxa de desemprego, aumento da confiança do consumidor) aliados a dinamicidade da indústria – sempre inovando e buscando atender às necessidades dos consumidores – geram expectativas animadoras para esta sazonalidade de panetones, aponta a pesquisa.

“A expectativa é que, neste período sazonal (novembro de 2023 a janeiro de 2024), com a queda da inflação e aumento do poder de compra,
a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas”

Destaque para o atacarejo e panetone como item “presenteável”

A pesquisa da Kantar aponta que os canais “presentes” e “atacarejos” foram destaques. “Percebemos o atacarejo mudando o perfil de itens disponíveis para itens variados e diferenciados. O consumidor já enxerga esse canal com outro papel”, frisa Raquel Ferreira, Commercial & Clients Service Director BR Kantar. O canal “Presentes” apresentou crescimento em volume de 3,4%, o que representa mais de 1/3 do volume de panetones. 80,7% do volume de vendas é da versão de 400/500g.

Em relação aos perfis de compradores, está em alta os lares com indivíduos independentes e os monoparentais (em que residem o filho e apenas um responsável) que, juntos, representam 67,4% do volume de panetones presenteados. Já no Nordeste, destaque nos casais com filhos que têm uma concentração maior do formato recheado e em tipos de embalagem com melhor custo-benefício.

Esses números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos. “Essa evolução do canal ‘presentes’ se deu principalmente em torno do formato tradicional sem recheio ou cobertura por ser uma opção que traz um bom custo-benefício”, explica Claudio Zanão.

O panetone tradicional representa 87,7% do total em volume. Dentro do tradicional, a versão de frutas passa a ser a mais importante (passando de 43,1% em 2022 para 53,9% em 2023). Já os recheados representam 12,1% do total em volume. A versão “trufada” passa a ser a mais relevante em volume dentro dessa porcentagem (33,7%), seguida de chocolate (21,5%).

Parcerias e exclusividades

Hoje o mercado de panetones traz muitas opções em sabores para o consumidor. Como vimos na pesquisa da Kantar, trata-se não só de diversidade, mas também de uma estratégia das marcas diante do apelo do panetone como item de presente.

Para Guilherme Osório, Diretor Comercial e Operações da Ofner, o momento para o produto é realmente animador. Segundo o executivo, para a categorias “empresas”, a Ofner espera um crescimento de venda de panetones de 20% a 30% para este ano. “O mercado reconhece o nosso conhecimento e tradição em panetones. Como item para presentes, uma categoria que trabalhamos há anos, a Ofner traz a solidez e a certeza para o cliente que ele irá presentear com qualidade e muito bom gosto”, pontua Osório.

Conheça o Mundo do CX

Nesse caminho, a Ofner aposta em parcerias que tragam ainda mais exclusividade e inovação. Um dos seus lançamentos para este ano é o Panettone Crème Brûlée, uma parceria exclusiva com o renomado instituto Le Cordon Bleu, famoso em técnicas de cozinha francesa. “Buscamos sempre unir inovação e o tradicional – e que fale com o consumidor atual. Essa parceria com o Le Cordon Bleu se dá não apenas com essa novidade que está sensacional, mas também com uma série de produtos que traz exclusividade e sabores incríveis para o mercado brasileiro”, revela Osório.

Enfim, o panetone, um clássico natalino, um alimento de origem europeia, já ganhou sua assinatura por aqui. Hoje, além de sua variação de sabores, há uma demanda grande por panetones sem glúten e de fermentação natural também. O consumidor busca hoje não só boas ofertas, mas também novidades. As marcas e a ABIMAPI reconhecem o potencial deste produto e cada vez mais seguem atentas em fomentar o sucesso do panetone no mercado no brasileiro.



+ NOTÍCIAS
“O futuro será elétrico” diz presidente da Renault
Como usar a voz do cliente para melhorar o CX

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]