Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que cativa os seguidores no país dos influenciadores?

O que cativa os seguidores no país dos influenciadores?

Existem motivos específicos para seguir ou dar unfollow em influenciadores digitais nas redes sociais, conheça quais:

As profissões digitais têm ocupado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e os influenciadores têm ganhado destaque. Seja ao mostrar o dia a dia, ou com conteúdo que vão de informação ao humor, o número de pessoas que vivem da internet tem crescido nos últimos anos. No Brasil, os números são superlativos, como mostra uma pesquisa da Nielsen.

Na categoria Instagram, o Brasil é líder mundial de influenciadores digitais. Só na plataforma são mais de 10,5 milhões de influencers com cerca de mil seguidores. Já outros 500 mil criadores de conteúdo digital têm perfis com mais de 10 mil seguidores. Porém, ao considerar Instagram, YouTube e TikTok, o país ainda continua no pódio, e é o terceiro no ranking.

Diante do número de influenciadores, surge a dúvida sobre quem é o público dos perfis de influência. Essa questão foi respondida pelo “Relatório Influenciadores Digitais 2023”, feito pela Opinion Box e Influency.me.

Leia mais: Influenciadores digitais: qual o equilíbrio para regular a criatividade

Por trás do sucesso dos influenciadores digitais, existem os seguidores

Antes de entender o que motiva o clique no botão “seguir”, é interessante saber quem são as pessoas que impulsionam os influenciadores digitais: seus seguidores. E aqui vai um spoiler: três em cada quatro internautas seguem pessoas que trabalham com influência nas redes sociais.

O estudo mostra 80% das mulheres seguem influencers nas redes sociais; já entre os homens, esse percentual é de 69%. As mais jovens, entre 16 e 29 anos, são que mais seguem influenciadores, e somam 86% do público dos influenciadores digitais.

Já a plataforma mais escolhida para acompanhar uma pessoa que admira, ou que se identifica, é o Instagram. A rede social é usada por 90% das pessoas que seguem influenciadores. Em segundo lugar está o Youtube, com 62%. Já o Facebook cativa 37% do público e está à frente do TikTok, com 35%. O Twitter, que agora se chama “X”, é escolhido por 18%, com uma grande diferença paraum de seus concorrentes, o recém-lançado Threads, que retém 5% do público dos influenciadores.

O que motiva o seguidor a acompanhar influenciadores nas redes sociais?

Existem fatores determinantes para que o público seja atraído para um perfil. Porém, a beleza do influenciador não é a mais escolhida pelo público. De acordo com o estudo, uma pessoa ser bonita só é critério de escolha para 7% daqueles que seguem influenciadores digitais.

Por outro lado, o conteúdo apresentado é fundamental para fidelizar os seguidores. Gostar do assunto abordado pelo influencer é a primeira opção do público para 69%. Em segundo lugar está a simpatia e o carisma, motivo para dar follow para 48% dos entrevistados.

Para quem busca conquistar o público, é importante ainda mostrar ter experiência no assunto que aborda, uma vez que 41% dos ouvidos pela pesquisa têm esse critério. Uma vida interessante também pode ser atraente, já que esse é um fator de decisão para 30% do público. E, se a beleza é fator determinante para a minoria dos seguidores, o mesmo não podemos dizer sobre a estética do conteúdo. Para 21% a publicação deve ser bonita e atraente.

Leia mais: Influenciadores; quem são, como vivem?

Perda de qualidade no conteúdo é motivo para unfollow

Se existem fatores que levam o público até o perfil, há também motivos que fazem deixar de seguir um influencer nas redes sociais. À exemplo disso, temos a perda de qualidade do conteúdo, que pode fazer com que 54% do público dê unfollow no influenciador. Em segundo lugar, as opiniões, uma vez que 43% do público afirmou deixar de seguir quem tem um posicionamento diferente do dele.

Hoje, muitos influenciadores usam o potencial do perfil para divulgar marcas. Porém, 35% dos seguidores disseram que muita propagandan é motivo para unfollow. Já outros 27% disseram deixar de seguir quando há mudança no comportamento ou no estilo de vida, enquanto 26% perdem o interesse quando o influencer passa a tratar de outros assuntos fora do que originalmente os atraiu ao perfil.

Você segue o que não gosta? Há pessoas que sim

Um fato curioso apontado pelo estudo é que, apesar de não se identificar com o influenciador ou até mesmo não gostar dele, há pessoas que continuam a ser seguidores. Apesar de ser um número baixo, apenas 14%, chama a atenção haver pessoas que seguem perfis mesmo sem gostar deles. Além disso, 15% das pessoas afirmaram interagir com o conteúdo de influenciadores que não gostam, seja com críticas ou para demonstrar insatisfação.

Entre os “haters”, termo usado na internet para descrever pessoas que praticam “bullying virtual” ou “cyber bullying“, os homens são maioria, e somam 19%; já as mulheres são 11%.

Leia mais: Influenciadores digitais: o marketing boca a boca 4.0

Conteúdos: quais os formatos preferidos do público?

As redes sociais têm mudado para se adaptar ao público. Um exemplo disso foi quando o Instagram, que nasceu para a publicação de imagens, passou a permitir que o usuário publicassem também stories e vídeos. Aliás, os vídeos os preferidos dos usuários das redes. Esse formato é escolhido por 74% do público. Já os stories ficam em segundo lugar, com 18%. As fotos aparecem bem atrás, escolhidas por 5% dos usuários, enquanto os textos têm apenas 2% de preferência.

Além disso, 54% dos seguidores buscam por influenciadores que passam confiança. Quem tem o objetivo de crescer no mercado digital no Brasil tem ainda que ser explicativo ou ir direto ao ponto, características escolhidas por 36% e 35% do público, respectivamente.

Ser bem-humorado também atrai o público, para 27% dos que responderam à pesquisa. Outro requisito, é estar bem produzido, valorizado por 26% dos usuários, enquanto a espontaneidade é determinante para 22%.

Conheça o Mundo do CX

Você quer ser um influenciador?

Apesar de ser uma profissão que tem atraído grande número de pessoas, nem todo mundo quer seguir a carreira de influenciador digital. Do público da pesquisa, 50% disseram não pretender se tornar um influencer. Já outros 27% não têm certeza quanto a isso, enquanto 23% dizem ter esse sonho. Para 61% dos ouvidos, o número de seguidores não é um indicador suficiente para exercer influência nas redes sociais, mas sim talento.



+ NOTÍCIAS
Quais fatores influenciam decisões de consumo?
Nem toda influência merece a sua audiência

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]